Sesc inaugura Unidade Móvel Saúde da Mulher para ações de prevenção do câncer

1002

O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), inaugura nesta quinta-feira sua primeira Unidade Móvel Saúde da Mulher no Maranhão, voltada para ações de orientação sobre como prevenir o câncer, principalmente de útero, colo e mama. O evento está marcado para às 09h, no Condomínio Fecomércio/ Sesc/ Senac, localizado na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau.

A iniciativa visa a ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e os primeiros atendimentos serão no município de Raposa, ainda este mês. A unidade deve permanecer na cidade por sessenta dias úteis, com a oferta de serviços de mamografia digital para  mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde.

Os atendimentos serão de segunda a quinta-feira, das 08h às 18h, e sexta-feira, das 08h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos no interior de São Paulo), uma das maiores referências em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

Prevenção – Os exames de rastreamento do câncer de mama para o diagnóstico precoce aumentam consideravelmente as chances de cura e atualmente é o mais preciso é a mamografia digital, capaz de detectar um nódulo (menor que 1cm) antes mesmo que ele se torne palpável. No entanto, é importante ressaltar que ele não substitui a ultrassonografia ou o autoexame, que também são fundamentais para a prevenção.

No combate ao câncer do colo do útero, o teste de Papanicolau é a melhor arma das mulheres. Ele consiste em um exame simples e rápido, mas bastante efetivo, que coleta células do colo do útero para análise em laboratório. As duas primeiras avaliações precisam ser realizadas com um intervalo de um ano, mas se os resultados vierem negativos, as próximas podem ser repetidas de três em três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui