Sesc leva artistas maranhenses à exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Nego, em São Paulo

53

Exposição fica em cartaz até janeiro do próximo ano

O Maranhão estará representado por 14 artistas na exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país. Aberta dia 02 de agosto, no Sesc Belenzinho, em São Paulo (SP), a mostra fica em cartaz até janeiro de 2024.

Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, apresentará ao público obras de 240 artistas negros – entre homens e mulheres cis e trans, de todos os Estados do Brasil – em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

Representando o estado estarão presentes obras de Boi de Pindaré, Debis e Pablo Monteiro, Edi Bruzaca, Emanuely Luz, Gê Viana, Gleydson George, Jean Ribeiro, Pablo Figueiredo, Pedro Neves, Silvana Mendes, Sunshine Castro, Ton Bezerra e Zilmar.

Trajetória – A ideia nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões.

Em 2022, o projeto passou a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. A partir de 2024 uma parte da mostra circulará em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos.

DOS BRASIS – ARTE E PENSAMENTO NEGRO

  • Período: 02 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024
    Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
  • Classificação indicativa: Livre
  • Entrada gratuita
  • Local: Sesc Belenzinho
  • Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho – São Paulo (SP) / Telefone: (11) 2076-9700 /sescsp.org.br/Belenzinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui