Sesc recebe a exposição “Imaginando a Encantaria” de Waldeir Brito

7

Mostra integra abertura do bate-papo com artista no dia 15 

Uma viagem visual e um convite à imaginação através do fantástico mundo da encantaria: esta é a proposta da exposição “Imaginando a Encantaria” do artista visual e ilustrador Waldeir Brito, que abrirá para visitação gratuita a partir da quarta-feira, dia 15 de maio, na Sala Sesc de Exposições e conta com recursos acessíveis e audiodescrição.

No mesmo dia acontece bate-papo com o artista a partir das 16 horas, onde Waldeir compartilhará o processo criativo que resultou num extraordinário retrato da cultura maranhense através de técnicas que lembram o trabalho de grandes nomes da ilustração, como Alfredo Alcala e Nico Rosso.

A exposição explora a narrativa visual como ponto chave para abordar elementos próprios da cultura popular maranhense.

O artista convida o público para uma viagem pelos meandros das ilustrações, onde cada um pode interpretar a história de um Andarilho, personagem que costura todas as obras e percorre seu caminho por um mundo fantástico inspirado pela cultura maranhense e principalmente, pela cultura de encantados como Tambor de Mina, Terecô e Cura (pajelança).

Aberta a visitação até o dia 19 de julho, “Imaginando a Encantaria” promove uma viagem pela cultura maranhense por meio de traços e hachuras que dão forma ao fantástico, ao místico, ao fascinante mundo dos encantados tão presentes em nossas manifestações culturais populares.

O trabalho é resultado da revista de mesmo nome lançada em 2023 através de financiamento coletivo. Sua produção foi realizada durante a pesquisa de campo de TCC do artista, que retratou os encantos da Família de Légua.

 

SERVIÇO:

  • Exposição “Imaginando a Encantaria”
    • Local: Sala Sesc de Exposições – A. dos Holandeses, S/N, Qd.04, Jardim Renascença II;
    • Período: 15 de maio a 19 de julho, de segunda a sexta, 9h às 12h e de 14h às 17h;
    • Exposição com recursos acessíveis e audiodescrição.
    • Agendamento prévio e gratuito para grupos (98)3215-1563;

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui