
Órgão passou atuar na vacinação contra a Covid-19 em 2021
Com diversas , O Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI-MA) fechou 2020 com um recorde de atendimentos tanto de pessoas (32.641) quanto de empresas (987) com as ações segurança e saúde no trabalho durante a pandemia. Para o superintendente do órgão, Diogo Lima, esses números são em decorrência da atuação para enfrentamento da pandemia.
“Como tudo era novo na pandemia nós atuamos fortemente junto às empresas para apresentar protocolos de segurança contra a covid-19 e desenvolver ações de vacinação da H1N1, além de um trabalhado efetivo na testagem contra a covid inclusive com teste do tipo PCR”.
Com o Programa Avança Maranhão, foram desenvolvidas diversas ações em todo o estado, como blitz da saúde e o projeto Sesi Cuidar, pelos quais trabalhadores receberam atendimentos odontológicos por meio da unidade móvel e tiveram aulas de ginástica funcional, além de orientações sobre saúde e segurança e distribuição de máscaras, nas unidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Açailândia, contemplando micro e pequenas empresas industriais maranhenses.
O projeto Sesi Cuidar contempla diversos serviços como avaliação e orientações odontológicas, oficinas virtuais e interativas de alimentação, além de emitir o Atestado de Saúde ocupacional (ASO) admissional e demais exames complementares. A iniciativa é fortalecer e incentivar a qualidade de vida, competitividade e produtividade das empresas maranhenses que fazem parte dos sindicatos industriais.
Soldador industrial há mais de dez anos, Antônio Silva diz que receber atendimento odontológico no próprio local de trabalho é importante. “A rotina é muito corrida e receber a visita da dentista com esse consultório móvel facilita demais, pois muitas vezes falta esse tempo para nos deslocarmos”.
Para o empresário Eurípedes Barsanulfo, a parceria com as indústrias é de grande valia. “Eu já faço parte do sindicato há muito tempo, e reconheço a importância de termos esse apoio prestado a classe empresarial. É uma parceria muito salutar para a saúde, segurança, qualidade de vida dos nossos colaboradores”.
O Sesi também promoveu o atendimento odontológico dos trabalhadores, que tiveram acesso aos serviços como exame clínico e profilaxia dentária (processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar que doenças odontológicas se instalem e tornem mais difícil o tratamento), que foram realizadas pela Unidade Móvel Odontológica do Sesi, dentro da categoria in company.

O cortador de tecidos Lucas Onébio, de 18 anos, confessou que faz quatro anos que não ia ao dentista. “Essa iniciativa é muito boa, porque a gente passa o dia todo no trabalho e não tem muito tempo para ir ao dentista. Aqui recebemos um relatório do que precisamos fazer na clínica, além de uma limpeza”.
“A unidade móvel de Odonto é um consultório completo que vem até as indústrias parceiras prestar esse importante serviço. Sabemos que as doenças bucais não podem ser separadas das condições gerais de saúde. Qualquer problema de origem bucal irá, no mínimo, ocasionar desconforto físico e emocional, prejudicando a saúde geral, gerando influência negativa sobre a capacidade produtiva do trabalhador”, enfatizou a dentista do Sesi, Amanda Spíndola.
Vacinação – Durante a pandemia, o Sesi realizou orientações sobre prevenção e combate a covid-19, entregou mais de 10 mil kits de higiene, mais de 15 mil máscaras de tecido, inspeção do ambiente de trabalho pela equipe de engenheiros e técnicos de SST, realizou mais de 9.600 testes rápidos de covid-19, 500 atendimentos psicológicos, 5 mil teleatendimentos e monitoramentos, aquisição de 2 mil doses da vacina H1N1.

Foram mais de 15 mil pessoas da comunidade atendida e mais de 18 mil trabalhadores beneficiados pelo Programa Avança Maranhão, que foi realizado em São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Açailândia, dentre outras cidades contemplando as micro, pequenas e médias empresas industriais maranhenses com atividades econômicas em alimentos e bebidas, vestuário, gráficas, cerâmicas dentre outros.
Em 2021, o Sesi começou a dar suporte de forma gratuita às prefeituras de Alcântara, Caxias, Buriti, Chapadinha, Barreirinhas e de São Luís, para a vacinação contra a covid-19, com equipe de atendimento com enfermeiras, técnicos de enfermagem, apoio logístico e estrutura para vacinação que tem a capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia. Esse apoio logístico do Sesi não tem nenhum custo para as prefeituras e é uma ação de responsabilidade social. Mais de 30 prefeituras já solicitaram a ajuda da Fiema/Sesi na vacinação.
O secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes Júnior, destacou o apoio do Sistema Fiema. “Agradecemos a parceria do Sistema Fiema, por meio do Sesi, para que a vacinação pudesse atingir com maior facilidade esse público de idosos da zona rural”, enfatizou o gestor, reforçando que a Prefeitura de São Luís não tem medido esforços para levar a vacinação a toda população da cidade.
O superintendente regional do Sesi, Diogo Lima, destacou que a entidade tem a satisfação em apoiar as prefeituras maranhenses na vacinação contra a covid-19, já que a imunização é um dos principais fatores capazes de levar a sociedade de volta à normalidade, protegendo vidas e preservando empregos.
“Essa é mais uma ação em conjunto com a Prefeitura de São Luís, por meio do prefeito Eduardo Braide e do secretário Municipal de Saúde, Joel Nicolau, que junto com o Sesi estão intensificando a vacinação dos idosos da zona rural”, ressaltou o superintendente que fez questão de destacar o papel histórico do Sesi de colaborar efetivamente para a melhoria de qualidade de vida do trabalhador da indústria e desenvolver ações integradas e inovadoras também com a comunidade.