Sesi certifica mais de 170 alunos de São Luís e Rosário pelo programa ViraVida

0
1048

O Serviço Social da Indústria (Sesi) certificou,  na última quinta-feira (20), 171 alunos do Programa ViraVida, em São Luís e Rosário. Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o ViraVida é um dos exemplos bem-sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade, visando o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas, socioemocionais, de qualificação profissional e a inserção social.

O programa oferece aos participantes, com idade entre 16 e 21 anos, a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências sócias relacionais, e de iniciação para inserção no trabalho, através de cursos que mesclam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, direitos humanos, etc., além de atendimento psicossocial.

Após a formação, os participantes se encontram aptos a aplicar os conhecimentos, habilidades e atitudes na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. Eles concluíram os cursos de Operador de Computador (Sesi e Senai); Vendedor (Senac) e Recepcionista (Senac).

“O Programa realmente faz jus ao nome: ViraVida. Ele mudou de forma significativa a minha vida. Tenho 21 anos, sou mãe solteira de duas filhas, e consegui ao longo desse ano ter novas perspectivas junto ao mercado de trabalho, a confiar mais em mim e superar meus medos e desafios. Quero continuar me capacitando e buscando oportunidades como essa. Pretendo fazer uma faculdade de enfermagem e ter condições de oferecer uma vida melhor para minhas filhas”, destacou a formanda Giovana Costa, da cidade de Bacabeira.

Para o presidente da Fiema e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez, sem as empresas e órgãos que apoiam o ViraVida, o programa não existiria no Maranhão. “Esperamos que os empresários agora abram suas empresas para esses jovens!”, disse ele, que conduziu a cerimônia junto do superintendente regional do Sesi, Marco Moura, e da gerente da Unidade Empreendedora de Vidas do Sesi, Valéria Pereira, que coordena o programa no estado.

ViraVida – O Programa ViraVida atende milhares de jovens no Brasil. No Maranhão, já foram atendidos cerca de 842 jovens desde que foi implantado em 2011, com índice de empregabilidade próximo de 48 %, nas cidades de São Luís e Rosário.

As ações no Maranhão contam apoio de uma rede de parceiros, entre os quais Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, IFMA, prefeituras de São Luís, Bacabeira e Rosário, além de CRAS, CREAS, conselhos tutelares, Defensoria Pública e Poder Judiciário (Vara da Infância e da Juventude).

Entre os parceiros da empregabilidade, estão as empresas Rofe Distribuidora; Armazém Paraíba (Rosário); Cisne Branco; Extrafarma; Grupo Mateus; CIEE; ISBET; TVN e Potiguar.

“O ViraVida constitui uma valiosa tecnologia social de enfrentamento das adversidades, construída compartilhadamente pelas equipes do Sesi e os jovens participantes, resultando em experiências de vidas redimensionadas para a resiliência, o êxito, a autonomia, competências empreendedoras no redesenho de suas histórias de superação”, diz a gerente da Unidade Empreendedora de Vidas, Valéria Pereira, que coordena o programa no estado.

(Com dados da Comunicação da Fiema e fotos de Veruska Oliveira)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação