Sesi comemora aprovação de alunos que compõem a Escuderia Spartacus no Enem

259

Alunos do Sesi encaram desafio de projetarem uma empresa

A escola Sesi São Luís, do Serviço Social da Indústria (Sesi), comemora a aprovação no Enem dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Sesi São Luís que compõe a escuderia Spartacus 1ª Geração da F1 in Schools. Ao todo, foram seis aprovados:

  • A aluna Mirella Santos, foi aprovada no Curso Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • André Santos em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
  • Thiago Silva passou em Economia na UFMA
  • Letícia Santala para Letras Universidade Estadual do Mranhão (UEMA) e UFMA;
  • Eric Lopes conquistou uma vaga no Curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA);
  • Lohanna Floriano, em Física no IFMA e Lucas Corte, em Matemática na UFMA.

Na F1 in Schools, os alunos do Sesi encaram o grande desafio de projetarem uma empresa e o protótipo de carros de Fórmula 1, além de poder sentir toda a experiência e emoções de uma corrida durante a disputa.

A competição envolve alunos de 11 a 19 anos que tem a oportunidade de desenvolver talentos e conhecer assuntos ligados a Engenharia, Marketing, Design, Tecnologia, Gestão de Projetos, Mídias Sociais e Engajamento Social.  Além disso, as escuderias desenvolvem um Projeto Social voltado para sustentabilidade, inovação e tecnologia que colabore em melhorias para a vida do homem e do planeta Terra.

O professor de Física e técnico de F1 in schools, Luis Fernando Silva diz que os estudantes também cultivam habilidades para a vida profissional de forma dinâmica, lúdica com interatividade em situações espelhadas em problemas reais. “Há também uma grande conexão multidisciplinar nas áreas de Física, Química, Matemática, Artes, Inglês etc, o que auxilia na preparação para o vestibular. Constituindo um valor ético profissional, moral e social”.

O Sesi é a única Escola do Maranhão que realiza o Projeto F1 in Schools. A competidora Mirella Santos, expressou a alegria em ter conquistado reconhecimento nacional. “A minha equipe conquistou um troféu de melhor espírito esportivo em 2020 no Nacional, que aconteceu no Ibirapuera em São Paulo, e significou muito pra gente porque tivemos o nosso esforço reconhecido nacionalmente”.

Hoje, Mirella também comemora a aprovação no ENEM para o Curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e considera que a participação no projeto do SESI contribui para a aprovação no vestibular. “Estar na F1 e na Spartacus me ajudou a lidar com situações inconvenientes que a gente não esperava e me deu essa aptidão mental. Isso me ajudou muito no vestibular porque a prova não é só estudar o conteúdo, tem a condição da mente, sabe? Tem que saber lidar consigo mesmo”.

Cada membro da equipe tem uma função com um objetivo. O estudante André Santos, gestor da Spartacus, também festeja a aprovação Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) em engenharia- UFMA. Estudante do SESI desde o 1º ano do fundamental I, ele lista os benefícios que colheu participando da competição. “Eu fui gestor da minha equipe e aprendi a gerenciar bem mais o meu tempo e outras atividades da minha vida e isso me ajudou a me organizar e saber o que é prioridade. A família SESI me ajudou a conquistar o conhecimento que tenho hoje e a ter passado no ENEM”.

Escuderia – A escuderia maranhense Spartacus foi montada em janeiro de 2020 com os alunos do Novo Ensino Médio e o Professor Luís Fernando (Física/CNC/F1 in Schools). O nome Spartacus foi escolhido pelos alunos, que se consideravam guerreiros e vitoriosos.

“Como o Projeto iniciou em janeiro e a competição foi em março de 2020 não tivemos muito tempo e, ainda assim, conseguimos um grande Prêmio Nacional (Espírito Esportivo 2020). Com muito desempenho dos Jovens, apoio da Família e SESI, hoje os jovens deixam um legado para a 2° Geração da Spartacus”, celebra Luis Fernando.  

A competição F1 in Schools, que nasceu no Reino Unido e está presente em 40 países, tem a finalidade de estimular a interação entre os alunos de maneira prática e lúdica. Os estudantes têm a oportunidade de aprender assuntos relativos à engenharia, aerodinâmica, desenvolvimento de protótipos, e criação e organização de orçamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui