Sesi doa obras de Ziraldo e Monteiro Lobato para estimular gosto pela leitura de jovens e adolescentes

1
117
????????????????????????????????????

Encantamento e poder transformador têm efeito positivo

Para estimular o gosto pela literatura entre crianças e adolescentes, o Serviço Social da Indústria (Sesi) desenvolve o Projeto Literário Sesi — Monteiro Lobato e Ziraldo, pelo qual estudantes dos ensinos fundamental e médio recebem, gratuitamente, livros de Monteiro Lobato e Ziraldo.  De iniciativa do Departamento Nacional do órgão, o projeto visa a ampliar a capacidade de produção textual dos estudantes e contribuir com o acesso de professores, alunos e familiares a obras da literatura brasileira, especialmente em tempos de isolamento social.

No ensino fundamental, cada aluno do 1º ao 9º ano receberá uma maleta com obras do Ziraldo, enquanto os alunos do Ensino Médio receberão maletas com obras do Monteiro Lobato. Os professores também receberão uma maleta com os mesmos títulos dos alunos e um guia com sugestões de atividades e breve histórico dos livros.

No Maranhão, 3.242 alunos das Escolas da Rede Sesi de Educação, implantadas em São Luís, Imperatriz e Bacabal, serão contemplados com as obras para estimular o gosto pela literatura.

A Escola do Sesi Anna Adelaide Bello, em São Luís, montou um drive thru para a entrega dos kits com muita música, personagens infantis e alegria para os alunos do 1º, 3º e 5º ano nesta quarta-feira, 14/04. Até agora, já foram entregues as maletas nas Escolas do Sesi-MA localizadas em Bacabal e Imperatriz.

De acordo com Vanda Marli, coordenadora de educação do Sesi-MA, a proposta é fazer com que o hábito de ler vire parte da rotina das famílias. “Queremos que a leitura ultrapasse os muros da escola e que os alunos aproveitem a oportunidade para estreitar o vínculo com os pais, desenvolvendo o hábito de ler juntos”, afirmou.

Para o Superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima, a escola precisou se reinventar com a pandemia. “Agora além de aulas remotas, temos um drive thru que vacina com livros e cultura. Estamos muito felizes com a receptividade dos pais e dos alunos com esse projeto e esperamos que essa leitura possa acontecer em família, resgatando o papel do livro infantil na vida das crianças e dos adultos!”, finalizou Diogo.

Imperatriz – Em Imperatriz, a entrega foi marcada ao som da trilha sonora do Sítio do Pica Pau Amarelo, com a presença de personagens como Emília, Dona Benta e o Menino Maluquinho. Cerca de 900 kits de leituras foram entregues na cidade.

“É importante construirmos essa identidade de crianças leitoras e futuramente adultos que incentivem seus filhos e amigos a lerem, pois é por meio da leitura que se constrói bons profissionais e se faz um futuro melhor”, destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.

Bacabal – No início do mês de abril, a Escola Sesi Presidente Médici em Bacabal também fez o lançamento e a entrega dos kits do Projeto Literário Monteiro Lobato e Ziraldo.

Com professores e alunos fantasiados de personagens como “Menino Maluquinho” e Emília, aconteceu na escola a entrega dos kits para os alunos do 1º ao 9º ano, organizados por sala, respeitando o protocolo de medidas e prevenção à Covid -19.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.