Sesi lança nova temporada dos torneios de robótica FLL e FTC focam no setor de transporte e logística 

0
211

Sesi celebra 10 anos de torneios de robótica no Brasil

O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) lança, nesta quarta-feira (29), a temporada 2021/22 das competições First Lego League Challenge (FLL) e First Tech Challenge (FTC). A nova temporada da FLL Challenge, Cargo Connect, marcará a celebração de 10 anos de realização das competições de robótica pela instituição no Brasil.

A Senior Solutions, realizada em 2012/2013, foi a primeira participação do SESI Nacional nas competições FLL no país, em cooperação com Edacon, Instituto Aprender Fazendo (IAF) e Sesi São Paulo. Na final, o torneio contou com cerca de 600 competidores, distribuídos em 60 equipes de 11 estados. Nessa edição, os estudantes apresentaram inovações para melhorar a qualidade de vida dos idosos, a partir de soluções para problemas de acesso e locomoção.

Na temporada seguinte, Nature’s Fury, o Sesi mobilizou cerca de 2.200 competidores, em 367 equipes. Em comparação com a temporada anterior, esses números mostram um crescimento de 266% em participação de estudantes na competição.

Ao passar dos anos, mais e mais estudantes começaram a participar dos Torneios de Robótica FLL. O resultado disso é uma década de muitos aprendizados, competição saudável (mais conhecida como Gracious Professionalism e marcada pela cooperação entre equipes e competidores, a famosa Coopertition.

Marca FIRST – O torneio de robótica FLL foi criado e é realizado, em nível global, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST). A modalidade é destinada a jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da rede SESI.

Os estudantes integram equipes de dois a dez pessoas e são supervisionadas por dois adultos. Eles devem construir e programar robôs Lego para cumprir uma série de missões. Além disso, as equipes precisam trabalhar em sintonia tendo como base os valores: respeito, ganho mútuo e competição amigável, dentre outros.

Cargo Connect e Freight Frenzy – A 10ª temporada da FLL e a comemoração do SESI acontece com o lançamento nacional da nova temporada nesta quarta-feira (29), às 17h, e você pode acompanhar ao vivo pelo canal do YouTube, Sou Robótica.

Com o tema Cargo Connect, os competidores irão explorar o futuro do transporte, desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas até a entrega para ajuda em desastres e trânsito aéreo de alta tecnologia.

Para a temporada 2021/2022, Cargo Connect, a Rede SESI de Educação do Maranhão, contará com 16 equipes da sendo 8 equipes da Escola Anna Adelaide Bello (São Luís), 3 equipes da Escola Presidente Médici (Bacabal) e 5 equipes da Escola Marly Sarney (Imperatriz).

Também será lançada a temporada 2021/2022 da modalidade FTC no Brasil, que terá como tema Freight Frenzy. Na temporada, as equipes irão repensar inovações de transporte mais rápidas, mais confiáveis, inclusivas e sustentáveis que melhor conectem as comunidades e economias em todo o mundo.

Ao incentivar os participantes do FTC a pensar sobre a sustentabilidade do transporte no futuro, o SESI os prepara para serem a próxima geração de líderes inovadores, enfrentando os desafios mais difíceis do mundo.

Maranhão – As equipes de alunos das escolas da Rede SESI de Educação do Maranhão participam de Torneios FLL desde 2015, tendo em seu histórico 5 temporadas como competidores, com destaque para a equipe EINSTEIN ROBOT (São Luís) que  conquistou o 1º Lugar Desafio do Robô (RN-2016) e  2º Lugar CHAMPIONS AWARD (MG-2017), a equipe IRON LEAGUE(São Luís) que conquistou o  2º GRACIOUS PROFISSIONALISM (MG-2018) e classificação para o Torneio Nacional (MA-2021) e a equipe ROBOTIC’S ANGELS (Imperatriz) que conquistou vaga para o Torneio Nacional (PA-2020) e  2º lugar CHAMPIONS AWARD (MA-2021).

“O SESI vem ao longo dos anos capacitando professores e alunos na robótica. Mesmo com a pandemia, nesse ano de 2021 realizamos o nosso primeiro torneio regional e tivemos uma boa participação no Festival de Robótica com equipes na FLL e na F1 Schools. A meta agora é trabalhar mais para obter novos resultados em 2022”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, que é um grande entusiasta da robótica no SESI.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação