Sesi promove nesta terça-feira palestra sobre eSocial para empresários da indústria

511

Com o objetivo de alertar empresários e profissionais envolvidos na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho sobre os prazos de inserção de dados obrigatórios no eSocial, o Serviço Social da Indústria (Sesi), vinculado do Sistema Federação das Indústria (Fiema0, promove nesta terça-feira (14), a partir das 17h,, a palestra “eSocial e Suas Interações em Saúde e Segurança”.

A palestra ocorre a partir das 17h, no Salão Nobre da Casa da Indústria Albano Franco (foto), sede da Federação, no Retorno da Cohama, e  será proferida pelo médico Cláudio Patrus de ampos Bello, do Sesi Nacional. Ele é pós-graduado em Medicina do Trabalho  e em Ergonomia pela UFMG; MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Saúde; consultor com experiência em gestão de saúde focado em redução de passivos em empresas de grande porte; Perito judicial. Atualmente é referência nacional em consultoria de Saúde e Segurança do Trabalho para o tema eSocial.

A palestra  é gratuita e as inscrições podem ser realizadas uma hora antes no local da ação que é destinada para empresários, gestores de RH, gestores de SST e contadores que trabalham com o novo Sistema de Escrituração Digital do Governo Federal.

eSocial – Vale ressaltar que por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A implantação do sistema viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui