Ao todo, 14 gestores chegaram à final da competição
Na noite da última terça-feira (03), sete prefeitos maranhenses foram distinguidos com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), iniciativa que tem por objetivo reconhecer gestores municipais que colocam os pequenos negócios na pauta prioritária de seus programas de governo, considerando o empreendedorismo como um forte vetor na promoção do desenvolvimento local. Os premiados foram Erivelton Neves (Carolina), Calvet Filho (Rosário), Erik Silva (Balsas), Clemilton Barros (Urbano Santos), Eduardo Braide (São Luís), Leo Cunha (Estreito) e Linielda do Elda (Matinha).
Ao todo, 14 gestores chegaram à final da competição, concorrendo nas categorias Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade e Cidade Empreendedora.
Na etapa estadual, 72 prefeituras participaram, com 89 projetos inscritos, maior número de projetos registrados em todas as edições já realizadas do Prêmio. Desse total, apenas 21 projetos passaram pelos critérios rígidos do PSPE e foram visitados pela comissão julgadora que referendou 14 deles para concorrer às sete categorias da premiação.
Os projetos vencedores do Maranhão concorrem ainda a etapa nacional da premiação, que ocorrerá no próximo dia 28 de junho, no Sebrae Nacional, em Brasília, disputando nas mesmas categorias com prefeitos vencedores de outros estados.
O Prêmio – A premiação chega à sua décima primeira edição, destacando gestores municipais de todo o Brasil que implementaram ou que estejam implementando projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.
O PSPE é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Prefeitos, municípios e projetos vencedores por categoria
- Cidade Empreendedora Região Nordeste – Projeto “São Luís Cidade Empreendedora” – Município de São Luís – Prefeito Eduardo Bride
- Empreendedorismo na Escola – Projeto “Educar para Empreender” – Município de Matinha – Prefeita Linielda do Eldo
- Desburocratização – Projeto Unificação e Desburocratização da Sala do Empreendedor – Município de Estreito – Prefeito Leo Cunha
- Sala do Empreendedor – Projeto “Sala de Urbano Santos de mãos dadas com o Empreendedor local” – Município de Urbano Santos – Prefeito Clemilton Barros
- Inovação e Sustentabilidade – Projeto “ Programa Educa Balsas”– Município de Balsas – Prefeito Erik Silva
- Compras Governamentais – Projeto “Empreendedoras Empoderadas” – Município de Rosário – Prefeito Calvet Filho
- Marketing Territorial e Setores Econômicos – Projeto “APP Guia Turístico e Interativo de Carolina – MA”– Município de Carolina – Prefeito Erivelton Neves