Sindicato fará inspeção veicular grátis sábado no Aterro do Bacanga numa ação do Senai e Sesi

0
725

Numa ação do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa-MA), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), quem levar seu carro, neste sábado (23), ao Aterro do Bacanga, de São Luís (Passarela do Samba), vai ganhar uma inspeção veicular grátis. Trata-se da edição 2017 do Pit Stop, evento promovido com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), que vai ser realizado das 09h às 15h.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância das inspeções preventivas e manutenções periódicas nos veículos. “Isso contribui, junto com a condução responsável, para a redução de emissão de gases poluentes e também do número de acidentes de trânsito nas vias urbanas e rodovias”, explicou o presidente do Sindirepa-MA, Antônio Rosa Cruz Pereira.

A inspeção é extremamente importante para verificar não apenas o estado da frota circulante na cidade, como também para conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva para garantir a segurança no trânsito. Por isso, o Pit Stop irá observar quatros itens: amortecedores, emissão de gases poluentes e de ruídos, sistema elétrico e sistema de arrefecimento (freios e embreagens).

De acordo com o sindicato, muitos motoristas ainda não levam esse problema com a seriedade devida. Segundo pesquisa da Gipa, órgão internacional de pesquisa, em uma amostra de 3 mil motoristas, o índice de manutenção preventiva diminui quando aumenta a idade do carro. O levantamento mostrou que 80% dos motoristas levam o veículo para revisão nos primeiros dois anos de uso. A partir de três anos, esse índice cai para 59%, com cinco anos só 51% faz manutenção preventiva e acima de 10 anos apenas 45%. Com mais de 20 anos de uso do carro, 39% disseram levar o veículo a uma oficina para revisão.

“Diante dessa relevância e também preocupados com a sociedade como um todo, estamos convictos que, por meio do PIT STOP (Inspeção Veicular Gratuita), contribuiremos para minimizar os transtornos causados pela falta de manutenção (Preventiva e Corretiva), com posturas errôneas de alguns condutores, caminhando assim para o desenvolvimento da educação no trânsito, não somente no Maranhão, mas servindo de exemplo para todo o País”, destacou Antônio Rosa.

Resultado de imagem para veiculo fumaçando

Conscientização – A ação faz parte da Semana Estadual de Conscientização da Manutenção Preventiva de Veículos Automotores, coincidindo com a Semana Nacional de Trânsito e tem a meta de atendimento, baseada nas edições anteriores, de 500 veículos leves a serem, gratuitamente, inspecionados.

Durante a ação, uma equipe do Sesi estará presente fazendo aferição de pressão arterial e de níveis de glicemia dos motoristas e o Senai contará com uma equipe que demonstrará o funcionamento de um motor, dando dicas de manutenção.

O programa de inspeção veicular foi definido pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e está previsto no Artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como objetivo reduzir a poluição do ar e assim melhorar a qualidade de vida de todos. É uma forma eficaz de controlar a emissão de gases poluentes liberados pelos escapamentos dos veículos. Atualmente, aproximadamente 50 países realizam a inspeção.

Estudos técnicos realizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir da avaliação das causas de acidentes, tanto em vias urbanas, quanto em rodovias, indicam que procedimentos de condução dos veículos automotores e falta de inspeções preventivas e manutenções periódicas, são fatores primordiais para ocorrência destes acidentes.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação