Sistema Federação das Indústrias fortalece parceria com sindicatos industriais para 2023

27

No “Bom dia, Sindicato” foi feito balanço das atividades em 2022

Uma das ações realizadas este ano pelo Sistema Federação das Indústrias (Fiema), envolvendo sindicatos patronais foi o Projeto Gestão e Competitividade. Participam 180 empresas de São Luís, Imperatriz, Caxias e Açailândia, dezenas delas associadas aos sindicatos patronais.

Uma das principais demandas dos representantes de sindicatos para 2023 visa a profissionalizar a gestão sindical. Além dos representantes dos sindicatos, o encontro ‘Bom dia, Sindicato” contou com a presença de diretores da Fiema e conselheiros do Serviço Social da indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Na ocasião, os convidados conheceram a estrutura física e os equipamentos tecnológicos da unidade do Senai no Monte Castelo.

A Fiema idealizou o Projeto Gestão e Competitividade com o objetivo de auxiliar os empresários no aperfeiçoamento dos seus negócios. A iniciativa tem foco em capacitações e consultorias para Gestão Ágil, Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador e Gestão na Produção – Lean Manufacturing.

Cada uma das instituições que compõe o Sistema Fiema ficou responsável por uma das áreas do projeto naquilo que é a sua especialidade. Além das empresas industriais, participam empresas das áreas de comércio e de serviços.

O superintendente da Fiema, César Miranda, antecipou que em 2023 as ações realizadas em parceria com os sindicatos filiados serão ampliadas com o objetivo de atingir mais empresas industriais. “Investimentos como o realizado com o Projeto Gestão e Competitividade podem fazer a diferença para a empresa na entrega de um produto mais bem elaborado ou no momento de uma concorrência”, frisou.

Outro projeto iniciado este ano e com resultado multiplicador é uma ação conjunta em prol da melhoria do setor de panificação no estado. Participam o Sindicato de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), Sindicato de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (SINPANCIMP), Sistema Fiema, Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MA), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância Sanitária, Sebrae, entre outros.

A presidente do Sindipan, Francina Andrade, lembrou que o forte dessa ação são as parcerias. Dessa forma, é possível trabalhar em várias frentes, como o combate a acidentes de trabalho, à informalidade, quanto ao correto enquadramento das padarias no registro das empresas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e no treinamento dos funcionários das padarias em boas práticas de manipulação de alimentos. Várias empresas integram a ação em todo o estado. A expectativa é que em 2023 o setor de cerâmica vermelha seja contemplado com ações similares.

Bom dia, Sindicato – O presidente da Fiema, Edilson Baldez, explicou que o ‘Bom dia, Sindicato’ é uma oportunidade para que os representantes sindicais contribuam com sugestões e um convite para que conheçam e usufruam das instalações, equipamentos e serviços disponibilizados pelo IEL, Sesi e Senai.

“Os governos, em vários níveis, reconhecem o trabalho realizado pelo Sesi e Senai e entendem que precisam fazer parcerias com as instituições de um modo em geral. O GT Pensar o Maranhão, as Escutas Empresariais e os resultados do Plano de Desenvolvimento Integrado do Centro de Alcântara (PDI-CEA) são alguns dos exemplos dessa parceria”, disse Baldez, ressaltando que esse é um momento de otimismo.

Benedito Mendes, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão (Sindicerma), defende que em 2023 sejam discutidas e colocadas em prática propostas de inovação na gestão sindical.

“Como sindicato temos que ter uma gestão compartilhada, inovadora e que essas inovações cheguem às empresas associados. Precisamos de planejamento estratégico”, adiantou.

Para levantar as demandas dos sindicatos, a Fiema está ouvindo as sugestões dos seus representantes por meio do Projeto Conecta Sindicatos, uma pesquisa que vai elencar as prioridades para 2023.

Durante o ‘Bom dia, Sindicato’, foi apresentada uma retrospectiva das ações realizadas pelo IEL, SESI e Senai e Federação. Os representantes dos sindicatos ainda conheceram a estrutura física do Senai Monte Castelo, que recentemente foi reformado e ganhou novos laboratórios equipados.

Eles também foram informados sobre a edição 2023 da Expo Indústria Maranhão, que acontecerá de 09 a 12/11, com a temática “Indústria, o futuro passa por aqui”; obtiveram informações sobre o Centro das Indústrias do Maranhão (CIMAR), que está voltado para empresas que desenvolvem atividades afins ou complementares à cadeia produtiva industrial; e sobre a parceria com a Faculdade Anhaguera, que possibilita descontos aos empregados das empresas sindicalizadas em mais de 300 cursos.

Participaram do encontro os representantes dos sindicatos: Sindipan, SindMetal, Simetal, Sinpamcimp, Sinduscon, Sidimir, Sicam, Sindirepa, Sinduscon do Oeste, Sindicerma, Sindiarroz e Sindibebidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui