
Objetivo é capacitar jovens para mercado de trabalho
O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Luiz Fernando Renner, assinou convênio com o Governo do Maranhão e demais entidades patronais para a criação do Centro de Capacitação e Formação Profissional no Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite, em São Luís. A iniciativa busca oferecer cursos e treinamentos técnicos para alunos da rede pública estadual, visando formar mão de obra qualificada em áreas estratégicas como portos, logística, segurança do trabalho, administração e refrigeração.
Além de qualificação profissional, o projeto promoverá a inclusão social, com atenção especial a pessoas em situação de vulnerabilidade e famílias de pessoas com espectro autista.
O Governo do Maranhão será responsável pela restauração do edifício histórico, inaugurado em 1943 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio, localizado no Centro Histórico de São Luís, passará a abrigar três andares dedicados à capacitação profissional, com uma área total de 3.438,77 metros quadrados.
“A previsão é atender 2 mil alunos por ano, oferecendo a qualificação necessária para inserção no mercado de trabalho. Com um investimento de R$ 30 milhões, vamos revitalizar o Centro Histórico, gerar oportunidades para nossos jovens e fortalecer a economia local”, destacou Carlos Brandão, governador do Maranhão.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com o Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), que também assinaram o protocolo.
A Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), participará ofertando cursos profissionalizantes, assim como o restante das outras entidades envolvidas no projeto. Ao todo serão 20.000 jovens da rede pública de ensino, formados ao longo de 10 anos.
Durante a cerimônia, Luiz Fernando Renner, presidente em exercício da Fiema, ressaltou o impacto social e econômico do projeto. “Esse é um momento histórico para o Maranhão e para a classe empresarial. A Fiema, junto com o Senai, terá um papel essencial, ofertando cursos profissionalizantes para jovens e promovendo a qualificação necessária para a entrada no mercado de trabalho.”

Importância – Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente executivo da Fiema, destacou a importância cultural e arquitetônica do Palácio do Comércio. “Esse prédio é um marco para nossa história. Participar de um projeto que promove qualificação profissional e empreendedorismo é motivo de grande orgulho.”
Já Antônio de Moraes, presidente da Associação Comercial do Maranhão, reforçou a relevância da revitalização. “É uma conquista para toda a sociedade maranhense. O Palácio do Comércio pertence não apenas à classe empresarial, mas ao povo do Maranhão. Agradecemos a todos os que se uniram por essa causa.”
O Governo do Maranhão também investirá em fardamento e alimentação para os estudantes do Centro de Capacitação. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (SEMAG), com o objetivo de ampliar as oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho, além de contribuir para a preservação do patrimônio histórico de São Luís.
Entre os presentes na cerimônia estavam o vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz, o 1º secretário da Federação, Pedro Robson Holanda, secretários estaduais, deputados e representantes de entidades empresariais.
O Palácio do Comércio, situado entre as praças Benedito Leite e Pedro II, será transformado em um centro de transformação social, reafirmando a importância do investimento em educação técnica e na valorização do patrimônio cultural do estado.