
Centro-Norte e litoral são as regiões mais afetadas
O sol brilha forte nesta sexta-feira (14) em grande parte do Nordeste. O único alerta de chuvas mais fortes emitido pelo Instituto de Meteorologia vale para o centro-norte e litoral do Maranhão, Ceará e do Piauí, onde pode chover forte, mas não há risco de alagamentos.
Os maiores volumes de chuva são esperados apenas em Teresina (PI), onde faz 32ºC de máxima.
A chuva também deve cair em forma de pancadas em alguns momentos do dia em todo o litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Nas capitais, as máximas previstas ficam em torno dos 32ºC. Natal e João Pessoa têm previsão de tempo mais firme e sol aparecendo entre nuvens e muito calor, 33ºC de máxima.
Os sertões baiano e pernambucano terão uma sexta-feira de tempo seco e calor, como em Ibipeba (BA), onde os termômetros batem 35ºC, e Betânia (PE), onde chegam aos 36°C.
Confira as previsões para as demais regiões:
- Norte – Há dois tipos de alerta emitidos pelo Inmet. O alerta laranja, mais grave, cobre o oeste do Acre e do Amazonas, além do leste do Amapá e centro norte do Pará. São regiões onde o volume de chuva será intenso, com risco de alagamentos e de queda de energia. No restante da região também há alerta de perigo, mas a chuva e os ventos chegam com menor intensidade. Previsão de um dia chuvoso para grande parte das capitais. Manaus, Porto velho, Belém e Macapá, todas elas com temperatura máxima de 30ºC prevista. Nos estados onde o sol deve aparecer e a chuva cai com menor intensidade, apenas em pontos isolados, as capitais terão sol entre nuvens, como em Rio Branco, onde faz 30ºC de máxima, e Boa vista (RR), que esquenta bem mais, 34ºC.
- Centro-Oeste – O Distrito Federal e o leste de Goiás estão fora da rota de chuvas intensas e sem alerta de perigo emitidos pelo Inmet para esta sexta-feira (14). Brasília deve ter um dia de sol e calor, com chance pequena de chover, segundo Inmet. O mesmo vale para o leste de Goiás, em cidades como a capital Goiânia e Formosa, onde pode fazer 32ºC. O alerta de perigo potencial cobre todo o estado de Mato Grosso, onde no noroeste, o volume de chuva previsto é maior que nas demais regiões. Calor e alta umidade formam nuvens carregadas e aumentam as chances de chuva à tarde em todo o estado. Na capital, Cuiabá, a máxima pode ser de 35ºC. Já em Mato Grosso do Sul o maior volume de chuva é previsto para o leste do estado, passando pela capital, Campo Grande. Por lá tem previsão de pancadas de chuva e calor de 32ºC.
- Sudeste – Muito calor com sol previsto para a maior parte do Sudeste. A onda de calor que atinge os estados continua mantendo altas as temperaturas, sobretudo no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na capital carioca, a previsão é de mais um fim de semana de sol e calorão, nesta sexta-feira a máxima deve ser de 37ºC. O Espírito Santo também terá um dia quente, em todas as regiões. Na capital, Vitória, a máxima prevista é de 34ºC. E Minas Gerais tem previsão de tempo firme e sol para todo o estado. Apenas no triângulo mineiro há chance de chover de forma isolada. O calor também predomina, podendo chegar aos 32ºC na capital BH e em Uberaba, 35ºC.
- Sul – O alerta emitido pelo Inmet para o Sul do país agora é de perigo potencial para chuvas intensas e vale para todos os estados, com exceção do sul do Rio Grande do Sul. Todo o litoral do Paraná e litoral norte de Santa Catarina deve ter maior volume de chuvas nesta sexta, segundo o Inmet. Em Guaratuba (PR) e Balneário Barra do Sul (SC) as mínimas caem a 19ºC e as máximas não passam dos 26ºC, com um dia nublado e chance de chuva o dia todo. No oeste do Paraná e de Santa Catarina o tempo fica firme e o calor continua, com previsão de sol. Foz do Iguaçu (PR) e Bandeirante (SC) podem chegar aos 34ºC. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuva para o centro norte do estado e tempo firme no sul. Em Porto Alegre, com sol entre nuvens, a máxima deve chegar aos 26ºC. O calorão continua no sul do estado, como em Uruguaiana, onde os termômetros voltam a bater os 36ºC nesta sexta.
As informações são do Inmet
(Fonte: Brasil 61)