Sustentabilidade Financeira e Casos de ESG são temas da segunda edição de Fiema em Série

339

Evento on line será dia 25 de maio, Dia da Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) promove na próxima terça-feira (25), Dia da Indústria, a edição do Fiema em Série.  “O Fiema em série são encontros virtuais oportunizados pela federação, colocando em pauta temas relevantes ao cenário industrial nacional com especialistas no assunto”, destaca o presidente da entidade, Edilson Baldez.

Nesta segunda edição, o tema do encontro virtual será “Sustentabilidade Financeira e Casos de ESG”, em consonância com o tema da 4ª Edição da Expo Indústria.

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. ESG é aquela empresa que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que acabam impactando o meio ambiente e a sociedade e sobre com o este impacto pode conduzir a risco de negócios e investimentos.

A adoção do ESG (Environmental, Social and Governance) representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas, investidores, stakeholders e consumidores. Ao incorporar práticas ESG, a empresa passa a considerar, como parte da sua estratégia financeira, todas as questões associadas à sustentabilidade.

“A FIEMA busca com essa ação abordar a importância do surgimento do ESG na perspectiva empresarial, dos investidores e dos stakeholders e a aplicação do conceito de ESG no sentido de gerar maiores vantagens competitivas. Orientar os empresários na tomada de decisão de investimentos responsáveis e induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG contribuem para a perenidade dos negócios”, destaca o superintendente da Fiema, Cesar Miranda, ressaltando que a ação é aberta a qualquer profissional do setor da indústria, e demais interessados em obter uma visão sobre ESG.

Palestrantes – O Fiema em série contará com a participação de Antonio Elder de Oliveira Tavares, mestre em Economia pela UFRJ; pós-Graduado em Análise Ambiental e Gestão do Território pela ENCE/IBGE; analista de Balanços e de Investimentos em Fundos e Carteiras, operando nos Bancos Nacional S.A., Montreal de Investimentos e Crefisul de Investimentos e  consultor nas áreas Econômica e de Marketing na MIDIMPRESS, que abordará o “Significado e importância de ESG para os negócios e para o mundo atual. Uma empresa ESG, seus critérios e vantagens para captação de recursos e operação.”

Outro palestrante do Fiema em série é Luiz Ferreira Xavier Borges, advogado e executivo aposentado do BNDES, com estágios no Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – (BIRD) e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), consultor em análise de risco de crédito (nacional e internacional), doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ, mestre e bacha rel em Direito Econômico pela UFRJ e especialização em International Project Finance no exterior (AU/ Washington DC), que falará sobre “Estudos de casos para destacar a importância do tema ESG para agências estatais nacionais e internacionais para a análise de risco corporativo.”

Apresentações em case – Para encerrar a ação serão apresentados briefing de cases com benchmarking das empresas (Vale e Alumar) e de suas fornecedoras (MPEs) que se propõe a fazer um negócio sustentável e avaliações comparativas do crescimento do ESG corporativo.

O case da Vale será apresentado por Daniel Florenzano, que lidera atualmente a Gerência Geral de Sustentabilidade no Maranhão atuando nos negócios de Porto, Ferrovia, Metais Básicos e Pelotização, formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado em Gestão de Negócios pelo ISCTE Business Scholl – Portugal.

Já o case da Alumar será apresentado por Márcio Fávero, gerente de Operações de Procurement e Cadeia de Suprimentos, Especialista em Sourcing de Procurement, Gerenciamento e Liderança na Alcoa, e formado em Administração de Empresas e MBA em Desenvolvimento de Negócios pela FGV.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui