Evento reuniu dezenas de pessoas e apresentou exemplos de sucesso
Um grande observatório de inovações para os micro e pequenos empreendedores. Assim ficou marcada a participação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema) durante a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT), com a realização do Talk de Negócios – Empreendedorismo & Inovação: cases de sucesso no Maranhão, na noite de quinta-feira (20).
Realizado na Praça das Mercês (Centro Histórico de São Luís) de forma gratuita, o Talk movimentou a 19ª SNCT, ao destacar a importância do fórum organizador, presidido pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).
Entre as apresentações, estiveram: do Fopema e case de sucesso Gin Luar, pela Seinc; do edital do programa Tecnova/MA e case de sucesso BPSE – Projeto MYBP e BPIN, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); do programa Inova Amazônia e case de sucesso Startup Biocy, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA); e do programa Brasil Mais Produtivo Lean Manufacturing e case de sucesso Marizé Modas, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA) e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, a realização do talk foi uma importante oportunidade para que o público da SNCT pudesse conhecer as oportunidades que virão em 2023 e os diversos exemplos que marcam o ciclo produtivo do Maranhão.
“A orientação do governador Carlos Brandão é de que, juntos, Governo, entidades e iniciativa privada, possamos consolidar o Fopema como um grande observatório de ideias inovadoras, viabilizador de ações que visam engrandecer o empreendedor maranhense. Ao idealizarmos esse talk durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, pensamos na oportunidade que o Governo tem de, cada vez mais, nos aproximarmos dos empreendedores, de quem produz ”, ressaltou o secretário.
Prestigiado por empreendedores, instituições e entidades empresariais, o Talk de Negócios reuniu dezenas de pessoas e apresentou exemplos que ganharam seu espaço pelo Estado. Entre os cases, a Seinc apresentou a Gin Luar (do grupo Luar) – considerado o primeiro gin produzido no Maranhão -, do empresário Raul Loiola.
O apoio do Governo do Estado, por meio da Seinc, foi fundamental para o crescimento da Gin Luar, analisa Raul Loiola, que já conseguiu participar de diversos eventos por meio do programa Maranhão Mais Produtivo, como o Armazém do Empreendedor do Maranhão: no Agrobalsas, Festival Maranhense da Cachaça, Expoema, Fecoimp e Expo Indústria.
“O Governo do Maranhão tem nos apoiado e ajudado a fomentar o desenvolvimento do nosso negócio. Atualmente, nós possuímos o selo Produzido no Maranhão, dentro do programa Maranhão Mais Produtivo. Além de ter o selo, nós contamos com o apoio da Seinc e conseguimos participar de feiras e eventos dentro do Armazém do Empreendedor do Maranhão. Hoje, nós temos também seis estagiários que são incentivados por meio do programa Trabalho Jovem, do Governo do Estado”, agradeceu o dono da Gin Luar.
E acrescentou Raul Loiola: “Não tenho dúvidas que a parceria do Governo do Estado e das secretarias com os pequenos empresários é essencial para consolidar a nossa atuação no mercado nos dando suporte técnico e comercial, tudo para que a gente consiga crescer e fomentar a economia do Maranhão”.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, a tecnologia e a inovação foram grandes aliadas para o sucesso de negócios no Estado. “O Governo do Estado entende que não há desenvolvimento sem investimento no futuro com foco no conhecimento científico/tecnológico. Durante a SNCT, considerada a terceira maior do Nordeste, estamos mostrando os avanços do Maranhão e, também, como investimentos em ações de nível científico, tecnológico e inovador potencializam nosso desenvolvimento”, afirmou.
Mais do Fopema e da SNCT – Criado pela Lei Estadual nº 11.334, de 27 de agosto de 2020, em consonância com a Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e a Lei Estadual nº 9.529, de 23 de dezembro de 2011, o Fopema consiste em um ambiente aberto de discussões e proposição de ações para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Maranhão.
Integram o fórum os seguintes órgãos e entidades: Seinc, Secti, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Meio Ambiente (Sema), Trabalho e Economia Solidário (Setres), Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Fiema, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Sebrae-MA e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Maranhão (Sescap-MA).
Recentemente, o fórum realizou uma avaliação dos seis meses de comitês temáticos, encontros organizados pelo fórum, com foco no debate de ações conjuntas voltadas para projeção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas. Como parte da etapa final do fórum em 2022, o Fopema realizará assembleia geral em novembro, prevista para o dia 23.
Já a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, realizada nesta semana, é organizada, anualmente, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secti, com foco em promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população.