Técnicos da Agerp recebem treinamento sobre Banco de Dados Agropecuários do Maranhão

0
643

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), realiza nesta quinta-feira (25) e amanhã, o curso Banco de Dados Agropecuários do Estado do Maranhão na sede da entidade. A proposta do evento é capacitar a equipe técnica da Agerp, contribuindo na transferência de tecnologia desenvolvida para auxiliar a vida do produtor rural.

O banco de dados do Estado já foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agrobiologia e disponibilizado no Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal (Planeja), fazendo do curso, uma estratégia de fortalecimento institucional e aprimoramento da ferramenta. O Planeja é utilizado para identificar o perfil agrícola dos municípios, as atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento.

Os produtores dos municípios de Brejo de Areia, Milagres do Maranhão, Satubinha, Aldeias Altas e Lagoa Grande do Maranhão receberam visita técnica durante os mutirões do ‘Mais IDH’ e já tiveram seus dados incluídos no sistema, totalizando 200 cadastros de produtores e suas Unidades de Produção Agropecuária inseridos no sistema.

O Planeja reúne as informações agrícolas dos municípios brasileiros e cada um deles manipula seus dados e emite solicitações de consultas a um servidor centralizado. O servidor armazena a base de dados e processa as consultas sobre as informações agrícolas requisitadas por cada um.

Essas informações, coletadas por meio de formulários de campo, em todas as Unidades de Produção Agropecuária (UPAs) de um município, são utilizadas para auxiliar agentes locais no planejamento de atividades agrícolas, na avaliação de oportunidades, elaboração de políticas específicas de financiamento e na orientação de agentes públicos e privados para investimentos em favor do desenvolvimento agrícola sustentável.

O curso será ministrado em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, responsável pela criação do Planeja. As instituições pretendem aproximar as relações para desenvolverem projetos de pesquisa, ações multiplicadoras de conhecimento na área rural e captação conjunta de recursos para a realização dos projetos.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação