Técnicos de Enfermagem e enfermeiros protestam em São Luís contra mudança na jornada de trabalho

0
91

A Força Sindical no Maranhão apoiou a realização, na manhã desta quinta feira(04), de dois atos públicos organizados pelos Sindsaúde e Sintaema, representantes das categorias dos técnicos e auxiliares de enfermagem, em frente aos Hospitais São Domingos e UDI, em São Luís. Os atos foram contra a tentativa desses hospitais em aumentar em 50%, a carga horária dos seus profissionais da Enfermagem, sem que haja os respectivos aumentos correspondentes em seus salários.

Os dois Hospitais alegam estar cumprindo as MPs 927 e 936 editadas em março pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo os sindicalistas, as MPs são prejudiciais aos trabalhadores e beneficiam apenas os empresários, pois permitem, entre outras coisas, que haja  aumento de carga horária de trabalho, redução de salário, bem como negociação individual, só o patrão e empregado, sem a participação do órgão de representação dos trabalhadores.

A direção dos Hospitais São Domingos e UDI estariam desde abril pressionando técnicos de enfermagem e enfermeiros a aceitarem uma nova escala de trabalho de 12 x 36, enquanto antiga era de 12 x 60 horas, adotada há mais de 50 anos.

Com os protestos pacíficos e ordeiros desta quinta feira, os sindicatos conseguiram através da luta a decisão das duas empresas e manter a escala antiga.

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação