Foguete sul-coreano HANBIT-TLV é testado com sucesso no Centro Espacial de Alcântara

106

Foguete deverá ser lançado na próxima segunda-feira 

Nesta quinta-feira (15), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso o primeiro teste vertical do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. O veículo da Innospace chegou ao aeroporto de São Luís no dia 04 de dezembro, sendo transportado até Alcântara, onde foi levado à Área 1 do CEA, também conhecida como SISPLAT/VLS, onde foi montada a plataforma de lançamento, informou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A operação de lançamento tem a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e da Innospace, startup sul-coreana de veículos lançadores de satélites.

O HANBIT-TLV é o primeiro veículo lançador de satélites de uma empresa privada estrangeira a utilizar o CLA, resultado da parceria entre a FAB e a empresa sul-coreana.

O foguete envolvido na operação de lançamento, batizada de Astrolábio, conta com o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido por militares e profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), unidade pertencente à FAB.

O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, e pode ser um grande passo para o Brasil conquistar sua independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.

O teste antecede o primeiro lançamento, a partir do CLA, em um contrato com a empresa, que deve ser realizado até o dia 21 de dezembro.
(Agência Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui