The Intercept publica áudio em que Deltan Dallagnol comemora veto a entrevista de Lula

0
552

O site The Intercept Brasil publicou nesta terça-feira (09) um áudio de uma conversa entre os membros da força-tarefa a respeito da guerra jurídica em torno da entrevista do ex-presidente Luis Inácio Lula que havia sido autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski e que foi suspensa pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Lewandowski havia autorizado a Folha de S.Paulo a entrevista Lula.

Segundo o Intercept, em um grupo no Telegram, os procuradores debateram a estratégia para evitar que Lula pudesse falar. A procuradora Laura Tessler teria dito que o direito do ex-presidente era uma “piada” e “revoltante”, o que ela classificou nos chats como “um verdadeiro circo”. Uma outra procuradora, Isabel Groba, respondeu: “Mafiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

O chefe da Força-Tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol teria chamado o pessoal do grupo e aberto o diálogo por escrito:

  • Deltan Dallagnol – 23:32:22 – URGENTE
  • Dallagnol – 23:32:28 – E SEGREDO
  • Dallagnol – 23:32:34 – Sobre a entrevista
  • Dallagnol – 23:32:39 – Quem quer saber ouve o áudio
Dallagnol – 23:33:36 –

 

 

Apesar do apelo do procurador para que a informação não fosse compartilhada, a notícia já se espalhava pela internet.

Resposta – O Intercept diz que enviou para a Lava Jato o conteúdo do áudio, mas a resposta põe em dúvida o conteúdo, por ter sido enviado o original:

“O site se recusou a enviar o material usado na reportagem para avaliação da força-tarefa, prejudicando o direito de resposta e de análise do material. As mensagens que têm circulado como se fossem de integrantes da força-tarefa são oriundas de crime cibernético e não puderam ter seu contexto e veracidade verificados. Diversas dessas supostas mensagens têm sido usadas, de modo fraudado ou descontextualizado, para embasar falsas acusações que contrastam com a realidade dos fatos.”

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação