Tradições da cultura maranhense são destaque nos desfiles da Passarela do Samba

0
972

Manifestações culturais e agremiações carnavalescas encantaram o público em mais uma noite de programação da Passarela do Samba. Os brincantes têm sido recepcionados pelo toque dos tambores e o gingado das coreiras com apresentação de Tambores de Crioula.

A programação, que contou com apresentações de grupos tradicionais e escolas de samba, foi prestigiada também pelo governador Flávio Dino, secretário municipais, entre eles o de Cultura, Marlon Botão, de Governo, Pablo Rebousas e de Turismo, Socorro Araújo.

Na segunda-feira (12), além das escolas de samba, se apresentaram os grupos Lírio de São Benedito, Milagre de São Benedito, Um Degrau de Santa Luzia e Brilho de São Benedito. O ludovicense aposentado Gedeão Silva acompanha sempre que pode as apresentações. “Estou sempre acompanhando e gostei muito de ser recebido na Passarela pelos tambores, é importante valorizar essa tradição”, disse.

Nesta terça-feira (13), a Passarela encerra a programação com desfile das tribos de índio Tupinambá (Anjo da Guarda), Carajás, Itapoã, Sioux, Upaon Açu, Tapiaca Uhu, Guarani, Kamayaurá, Tupiniquim e Curumim. Logo após se apresentam os blocos afros GDAM, Abiyêyê Maylô, Omnirá, Juremê, Abibimã, Oficina Affro e Akomabu. Um grande baile popular, com expectativa de público de 20 mil pessoas, finaliza a noite com show da Banda Piratas da Ilha e da Banda Mix In Brazil, além de receber um convidado especial, o intérprete da Estação Primeira de Mangueira, Bateria da Favela do Samba e musas do carnaval 2018.

No entorno da Passarela se apresentam a partir das 18h os grupos de tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, Alegria de São Benedito, Mimo de São Benedito e Capricho do Povo.

A apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, de Blocos Tradicionais, Blocos Organizados e Escolas de Samba, acontece nesta quarta-feira (14), no Teatro Alcione Nazaré, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação