TransformAgora reúne lideranças empresariais e políticas em São Luís na Federação das Indústrias

31
"O momento é de conhecer como pode ser feita a interessa entre empresas e poder público”, disse Edilson Baldez

Evento voltado para fortalecer gestão municipal

Foi realizado nesta terça-feira (15), na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o evento São Luís do TransformAgora, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) com o objetivo de conectar gestores públicos, empreendedores e instituições privadas. A iniciativa busca fortalecer a gestão municipal e impulsionar o ambiente de negócios nos municípios maranhenses.

O evento reuniu diversas lideranças (prefeitos, representantes da iniciativa privada e instituições públicas) para uma programação voltada à troca de experiências, boas práticas e construção de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos municípios.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, destacou a importância da parceria entre instituições para fomentar o desenvolvimento regional.

“Este programa vem fazendo a diferença, criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. É com muita alegria que recebemos nossos parceiros, porque nós entendemos que, só através de parceria, a gente tem condições de avançar. Parabenizo o Sebrae neste trabalho que vem desenvolvendo com os seus parceiros, no sentido de orientar e discutir a formulação de políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento do comércio, da indústria dos municípios e do Estado”, declarou.

Representantes da iniciativa privada e do poder publico reunidos em evento do Sebrae-MA

Gestão – O TransformAgora tem como foco apresentar boas práticas de gestão pública, funcionando como uma plataforma de inspiração para prefeitos e suas equipes. Além disso, visa estimular a geração de renda, o desenvolvimento socioeconômico, e incentivar ações de desenvolvimento territorial nos municípios participantes.

O diretor-superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, destacou a relevância da realização da edição em São Luís, especialmente na sede da Fiema.

“Estamos em mais uma edição do TransformAgora. Muito felizes porque estamos na Casa da Indústria. Essa edição é mais uma em que nós trazemos experiências exitosas nos municípios maranhenses, para que os prefeitos que estão assumindo ou renovando suas gestões percebam que têm a possibilidade de fazer diferente, de melhorar o ambiente de negócios de seus municípios, de fazer parcerias. Nós trabalhamos a qualificação dessas pequenas empresas, e elas precisam ter sustentabilidade, fornecerem para empresas maiores, para os municípios, para o Estado. Aqui é o momento de fazer essa interação, conhecer como pode ser feito isso”, afirmou.

Evento atraiu diversas pessoas interessadas na aproximação de iniciativa privada e poder público

Desburocratização – Durante o evento, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou medidas para desburocratizar o processo de abertura e operação de empresas na capital maranhense. Ele também assinou o contrato de adesão ao programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE.

“São Luís se transforma a cada dia. Se transforma na mobilidade humana, na educação, na saúde, em seus mais diversos aspectos. Nossa cidade consegue isso graças à parceria. E um dos grandes parceiros que a cidade de São Luís tem é o Sebrae. Desburocratizar as ações daqueles que querem empreender na cidade é fundamental. Por isso, quero anunciar que nos próximos dias lançaremos uma série de medidas para facilitar a vida daqueles que querem empreender em São Luís”, afirmou Braide.

Além de São Luís, os prefeitos de Peri Mirim, Mirinzal e Barreirinhas também assinaram a adesão ao Cidade Empreendedora, programa executado pela Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae-MA. A iniciativa busca promover o desenvolvimento econômico local com base no empreendedorismo, incentivando os municípios a investirem em soluções que gerem empregos e melhorem a eficiência da gestão pública.

Estiveram presentes também diretores da Federação, presidentes de sindicatos industriais, além de representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo do Estado e diversas entidades públicas e privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui