Trânsito: confira três dúvidas mais comuns entre os motoristas

12

Brasil tem mais de 81 milhões de condutores habilitados

Quando o assunto são as leis de trânsito, as dúvidas são muito frequentes. Tanto para motoristas experientes quanto para recém-habilitados, elas podem levar a diversas interpretações. Por isso, compreender de forma simples pode evitar complicações futuras.

No Brasil são mais de 81 milhões de condutores habilitados, segundo dados do Ministério do Transporte, mas muitos ainda têm dúvidas acerca da legislação, que possui 341 artigos no Código de Trânsito Brasileiro.

CEO da Help Multas, uma rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, Roberson Alvarenga é especialista no assunto e esclareceu alguns dos questionamentos mais comuns entre os motoristas.

 O que é multa e o que é infração de trânsito? Há diferença?

Essa é uma das principais dúvidas dos condutores e, sim, são duas coisas diferentes. A infração é quando se viola as leis de trânsito enquanto a multa é uma das penalidades ocasionadas pela infração. Ou seja, uma resulta na outra. “Também é comum surgirem dúvidas sobre autuação e penalidade. A autuação é um documento preenchido por um agente de trânsito sobre alguma infração cometida pelo condutor e a penalidade é a cobrança por essa infração cometida”, ressalta Alvarenga.

Em que casos ocorre a suspensão da CNH?

Suspensão da CNH é ter o direito de dirigir interrompido durante um determinado tempo. Essa medida não é definitiva e, após seu término, o condutor pode reaver sua CNH  após o curso de reciclagem. “Um dos motivos mais comuns é o acúmulo de pontos, já que, uma vez atingidos 20 pontos dentro de 12 meses, o condutor pode ter sua carteira suspensa”, afirma o CEO.

“A suspensão também pode ocorrer quando o motorista é flagrado na operação Lei Seca, em que a CNH e o veículo são apreendidos e o condutor sofrerá um processo de suspensão do direito de dirigir”, completa.

É possível recorrer a uma multa de trânsito?

Sim. De acordo com Constituição Federal Brasileira, todo cidadão tem direito à ampla defesa e recorrer às multas pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado. “Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e os trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, destaca Roberson.

Sobre a Help Multas – Criada em 2016, a Help Multas é uma rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH. Focada em otimizar o processo de realização de recursos e garantindo soluções ágeis com transparência e autoridade em seus serviços. Atualmente são 55 unidades em operação. Mais informações, acesse aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui