TRE começa a gerar mídia nesta quarta-feira para lacre de urnas eletrônicas

0
623

A partir desta terça-feira (25), o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) inicia o processo de geração de mídias e de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 7 de outubro. Os eventos são públicos e regidos por Editais próprios afixados em cada zona eleitoral, conforme preveem os artigos 80 e 82 da Resolução TSE 23.554/2017.

Nas seis zonas de São Luís (1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª), a geração de mídias ocorre nesta quarta-feira (26), entre 08h e 17h, e contará com as presenças do presidente, Ricardo Duailibe, e do corregedor, Tyrone Silva, que irão visitar, às 8h, o Fórum Eleitoral (localizado no retorno da Cohama, no antigo Lusitana Center), onde serão feitas as atividades. Já as audiências de carga e lacre ocorrem entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, também entre 8h e 17h.

Gerar mídias consiste em copiar dados dos candidatos, eleitores e demais tabelas, bem como os programas que foram lacrados pelo TSE para as mídias (espécie de pen drive) para posteriormente carregarem as urnas eletrônicas.

Dar carga e lacre significa inserir nas urnas todas as informações dos candidatos que estão concorrendo. Após este procedimento, elas são lacradas e o seu uso fica programado para acontecer apenas no dia da eleição, a partir das 8h.

Tanto para a geração de mídias, como para a carga e lacre, a Justiça Eleitoral convida o Ministério Público, partidos políticos, candidatos e demais interessados.

Nestas eleições 2018, o Maranhão tem apto a votar 4 milhões 535 mil 492 eleitores em 217 municípios divididos em 15.830 seções de 5.742 locais de votação de 105 zonas eleitorais.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação