Tribunal de Justiça anuncia instalação de usina para geração de energia solar

265
Desembargador Lourival Serejo (E) com o secretário Simplício Araújo, no local da usina

Projeto visa a contribuir com produção de energia limpa

O Tribunal de Justiça do Maranhão vai implantar uma Usina de Energia Solar, cujo funcionamento vai garantir economia com a redução significativa dos custos com energia elétrica, proporcionando maior eficiência na utilização de recursos públicos. A usina será instalada em uma área de 70 mil metros quadrados, cedida pelo Governo do Estado, na estrada que liga São Luís a São José de Ribamar.

A área foi visitada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Lourival Serejo, acompanhado do presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA, desembargador Jorge Rachid; do secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo; do diretor-geral do Tribunal, Mário Lobão; do engenheiro Patryckson Santos e assessores do Judiciário.

O secretário Simplício Araújo ratificou o apoio do Governo do Estado à iniciativa do Poder Judiciário. Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, “em termos de sustentabilidade, não há energia melhor do que a fonte limpa e renovável e não poluente de uma Usina Solar, que não traz nenhum tipo de degradação ambiental”.

O desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA, afirmou que “a usina é um projeto grandioso e a área escolhida para sua implantação tem uma extensão adequada para o projeto, possuindo as características ideais para a absorção de energia solar”.

 

Projeto – De acordo com informações do engenheiro do TJMA, Patryckson Santos, “o projeto prevê uma Usina de Energia Solar de 5 megawatts que contará com aproximadamente 12.500 placas fotovoltaicas”. Ele disse que a inciativa contribuirá significativamente para que o Brasil cumpra a Agenda 2030 que tem como foco o Desenvolvimento Sustentável.

Além do fornecimento de energia solar, o projeto global da usina prevê uma parceria institucional com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís, possibilitando aos alunos da rede de ensino público, fundamental e ensino médio, o acesso às instalações da usina para aprendizado sobre sustentabilidade e geração de energia.

No âmbito do Poder Judiciário, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental, Diretoria de Engenharia e Diretoria-Geral, com o acompanhamento técnico-científico do engenheiro Patryckson Santos e a colaboração do estagiário de engenharia, Gabriel Santana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui