Tribunal de Justiça escolhe nesta quarta-feira lista tríplice do Ministério Público para desembargador

41

Seis candidatos e candidatas disputam as três vagas 

O Tribunal de Justiça do Maranhão define nesta quarta-feira (24/4) a lista tríplice para preenchimento da vaga do Quinto Constitucional para o cargo de desembargador(a) do TJMA, aberta em decorrência da decisão do Órgão Especial do Tribunal, em sessão ordinária realizada em 6 de dezembro de 2023, criada pela Lei Complementar nº 242/2022 e regulamentada pela Resolução-GP 8/2023.

Seis candidatos e candidatas disputam as três vagas da relação de nomes que será encaminhada ao governador do Estado para a escolha do novo desembargador ou nova desembargadora. O TJMA já havia recebido ofício encaminhado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, com a lista sêxtupla do Ministério Público Estadual.

A lista foi aprovada pelo Conselho Superior do MPMA, em sessão extraordinária realizada em 25 de março de 2024, com a observância dos requisitos legais.

Concorrentes – Integram a lista sêxtupla encaminhada pelo Ministério Público os seguintes nomes:

  • Procuradora de justiça Maria Luiza Ribeiro Martins, com ingresso em 7 de agosto de 1990;
  • Promotora de justiça Maria da Graça Peres Soares Amorim, 22 de maio de 1992;
  • Promotor de justiça Ednarg Fernandes Marques, 22 de maio de 1992;
  • Procuradora de justiça Mariléa Campos dos Santos Costa, 11 de março de 1987;
  • Promotor de justiça Pablo Bogéa Pereira Santos, 17 de fevereiro de 2003;
  • Procurador de justiça Marco Antônio Anchieta Guerreiro, 6 de março de 1987.

Votação – De acordo com o Regimento Interno do TJMA, os(as) desembargadores(as) escolherão os nomes que comporão a lista tríplice, mediante votação secreta, observado o quórum mínimo de, pelo menos, dois terços dos membros votantes. 

Cada desembargador(a) votará em três nomes e serão considerados escolhidos os mais votados, desde que obtenham a maioria absoluta dos votos dos(as) desembargadores(as) presentes, repetindo-se a votação, se necessário.

Na segunda e subsequentes votações, cada desembargador(a) votará em tantos nomes quantos faltarem para compor a lista.

Havendo empate para o último nome, será procedida nova votação entre os empatados, cuja escolha se dará por maioria de votos.

Lista da OAB – O Judiciário maranhense ainda aguarda a nova lista sêxtupla da OAB, também para preenchimento de vaga do Quinto Constitucional para o cargo de desembargador(a), após devolução da lista anterior à Seccional em 4 de dezembro de 2023.

O ofício que trata da devolução da lista anterior informa que o Plenário do TJMA acolheu questão de ordem suscitada em dois processos administrativos para recusar a lista sêxtupla da vaga do Quinto Constitucional destinada à advocacia, por entender não preenchido o requisito constitucional objetivo referente aos mais de dez anos de exercício profissional, ressaltando que o Conselho Nacional de Justiça foi comunicado do julgamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui