Trios elétricos no Circuito Litorânea em São Luís marcam abertura do Carnaval

244

Folia também gera emprego e renda

Circuito da Avenida Litorânea foi escolhido para iniciar oficialmente o Carnaval do Maranhão 2023. A folia na orla é a inovação deste ano com atrações locais e nacionais que se apresentam em trios elétricos arrastando os foliões por toda avenida.

Após dois anos sem carnaval, nem mesmo a chuva atrapalhou a animação de quem foi curtir a primeira noite de carnaval. E quem não foi brincar aproveitou para trabalhar e garantir uma renda extra.

Maria Vitória acompanhou o início do percurso que teve a apresentação do bloco tradicional Os Apaixonados e prometeu ficar até o fim da noite.

“Estava com saudade de pular carnaval. Vivemos um momento difícil e agora voltamos a ter alegria. O carnaval é esse momento de comemorar com os amigos, dançar e tirar muitas fotos”, afirmou.

Já Jeisilene Alves, beneficiária do Mais Renda, saiu de casa cedo para montar o seu carrinho de churrasquinho.

“O período de tirar uma grana extra é aqui. Tenho certeza de que as vendas serão boas. Caprichei bastante no pratinho de churrasco, os clientes podem sentar com calma e comer a um preço ótimo”, disse Jeisilene.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, afirmou que a folia momesca além de ser uma grande festa para os foliões maranhenses e turistas, gera emprego e renda para muitas famílias e profissionais.

“Hoje é uma noite de muita alegria com essa abertura do carnaval na Litorânea, após quatro finais de semana de pré-carnaval de sucesso e após dois anos de pandemia. A nossa cultura não é só festa, é um grande vetor de desenvolvimento econômico e social e o governador Carlos Brandão investe no turismo e na cultura. O nosso Maranhão já está no calendário dos circuitos nacionais de carnaval”, pontuou o secretário.

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra, afirmou que o efetivo foi reforçado e está nas ruas com policiamento ostensivo a pé, motorizado (viaturas e motocicletas) e montado.

“Nos circuitos oficiais do governo na Litorânea, Beira Mar e tradicionalmente na Madre Deus todos os homens estão trabalhando para que todos os dias de carnaval sejam de paz”, afirmou o comandante.

Segurança – No quesito segurança elétrica e rotas de acesso, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, explicou que a equipe verificou toda a fiação elétrica instalada no circuito e as rotas de acesso e fuga.

“Estamos preparados com o dobro do efetivo nos circuitos, aproximadamente 600 bombeiros militares. As vias de acesso estão todas monitoradas e a segurança elétrica também”, assegurou.

Acessibilidade – O governo do Maranhão estruturou um plano estratégico para garantir que a festa deste ano seja ainda mais inclusiva e acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Tanto no Circuito Beira-Mar quanto no Circuito Litorânea foram disponibilizadas áreas reservadas, banheiros adaptados, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e intérprete de libras durante as apresentações.

Parceiros e apoios – O evento conta com apoio e parcerias de órgãos e secretarias de Estado, como: Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Turismo (Setur), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Desenvolvimento Social (Sedes), Comunicação Social (Secom) e da Mulher (SEMU).

Tem apoio, também, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Batalhão de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e Polícia Civil.

O Carnaval do Maranhão 2023 tem ainda o apoio da Blitz Urbana e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui