Trump diz que sem distanciamento, norte-americano deve usar máscara

240
Califórnia supera 400 mil casos de covid-19 e pode passar Nova York (Agência Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma mudança em suas falas sobre os protetores faciais, encorajou nessa terça-feira (21) os norte-americanos a usarem uma máscara se não puderem manter distância social das pessoas ao seu redor, em um esforço para conter a disseminação do novo coronavírus.

No primeiro briefing focado na pandemia em meses, Trump disse a repórteres, na Casa Branca, que a situação do vírus provavelmente vai piorar antes de melhorar. O presidente tem relutado em usar máscara em público.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou, nessa terca-feira (21), que há 3.819.139 casos do novo coronavírus, com um aumento de 57.777 em relação à contagem anterior. O número de mortes aumentou em 473, para 140.630.

A contagem de casos de covid-19 é feita com base em dados levantados até a tarde do dia anterior. Os números do CDC não refletem necessariamente casos relatados por estados individualmente.

Califórnia – A Califórnia se tornou o segundo estado, depois de Nova York, a notificar mais de 400 mil casos de covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com contagem da Reuters.

O estado mais populoso dos EUA chegou a 400.166 casos da doença, ficando muito perto de superar Nova York – epicentro original da epidemia no país – com o número mais alto de infecções desde a detecção do primeiro caso em janeiro.

No atual cenário, se a Califórnia fosse um país, estaria em quinto lugar no mundo em número de casos de covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, do Brasil, da Índia e Rússia. Nova York tem, no momento, 412.800 casos, com média de 700 novos casos sendo registrados por dia em julho, enquanto a Califórnia apresenta alta de 8.300 novos casos diários, em média.

Desde a explosão de casos no início do ano, Nova York conseguiu controlar o vírus e registrou na segunda-feira (20) o menor número de hospitalizações dos últimos quatro meses.

Na semana passada, o governador da Califórnia, Gavin Newson, recuou em alguns dos planos de reabertura do estado, ao anunciar o fechamento de lugares que atraem aglomerações, como bares, restaurantes, cinemas, zoológicos e museus. Ele também decretou o fechamento de academias, igrejas e salões de beleza nos 30 condados mais atingidos.

Newsom publicou uma polêmica orientação, na última sexta-feira (17), para reabrir escolas, em meio a um intenso debate no país sobre a segurança de enviar crianças e professores de volta às salas de aula durante a pandemia.

(Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui