Sebrae e BID lançam edital que escolherá destinos turísticos inteligentes no Brasil

0
155

Autoridades comemoraram sucesso da Abav Expo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram nesta quarta-feira (21), na Vila do Saber, na Abav Expo, em Recife (PE), edital que irá selecionar duas cidades de cada região do Brasil para receber assessoramento para um novo modelo de gestão do turismo. As inscrições já estão abertas e irão até 11 de novembro.

“Serão territórios sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis, pelos eixos de governança, tecnologia, sustentabilidade econômica, ambiental e social”, explicou a analista de Competitividade do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.

Os destinos receberão um apoio de oito a 12 meses para implementar ações para gestão de dados, inovação, sustentabilidade, visando um novo posicionamento no mercado nacional e internacional.

O projeto reflete alguns dos pilares da Visão 2025 do BID, guia para a recuperação econômica da América Latina e Caribe, como a promoção da economia digital e o apoio aos pequenos negócios. “Essa experiência com as cidades deste edital vai servir de modelo para que outras trilhem o caminho”, afirmou o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, que participou do lançamento através de vídeo.

Podem participar da convocatória destinos turísticos de todos os portes que estejam contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022. O processo se dá em duas fases. Ao final, serão escolhidos dez destinos.

Exposição – Aberta no Teatro Guararapes e com corredores lotados no Centro de Convenções de Pernambuco, a 49ª edição da Abav Expo já é considerada um sucesso.

A exposição ocupa 29 mil m² do Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, 1.500 m a mais que na última edição realizada em São Paulo, em 2019, antes da pandemia. São 155 estandes, 1,5 mil marcas, 20 estados e 24 municípios participando. Entre os expositores, empresas de transporte aéreo, rodoviário, locadora de veículos, parques, mídia especializada, cruzeiro, seguro, entidades hotéis, tecnologia e companhias aéreas.

“Estamos muito felizes com essa ABAV Expo em Pernambuco e para isso a parceria com o trade foi muito importante. O evento está muito lotado e as salas de capacitações cheias. Estamos mostrando que a itinerância não tirou nosso tamanho. É tanto que não temos um espaço vazio. Ocupamos todo o pavilhão e seis salas no piso superior com 75 capacitações, uma feira arretada”, afirma Magda Nassar.

A feira teve mais de 10 mil pré-inscritos, 200 profissionais da imprensa e influenciadores, 35 compradores internacionais vindos das maiores empresas da Europa, Estados Unidos e América Latina. “Então é uma feira que superou todas as expectativas desde o primeiro instante com uma abertura emocionante e muita coisa boa ainda para acontecer. Destacamos nossa grade de capacitações sobre Pernambuco, de uma forma diferente, humanizada, convidando a todos para ‘pernambucar’, para a interiorização do turismo, o turismo rural, conhecer lugares como o Vale do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil”, comentou a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, falou dos 35 compradores internacionais que estiveram em Porto de Galinhas antes mesmo da feira começar e que muito irão contribuir para girar a economia. O ministro do Turismo, Carlos Brito, lembrou a importância do setor como uma indústria limpa, que gera emprego e renda de forma rápida, que deve se beneficiar com a redução do Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior anunciado por ele hoje e que será publicado no Diário Oficial da União amanhã (22). “A redução visa mais competitividade para que o setor possa empregar cada vez mais pessoas”, reforçou.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui