Turistas aumentam tempo de permanência no Maranhão, segundo levantamento da Decolar

22

Estada média que era de três agora supera quatro dias

O balanço da Campanha de Mídia Cooperada entre as secretaria estaduais da Comunicação Social (Secom) e do Turismo (Setur) e a Decolar aponta que os turistas que visitam o Maranhão estão permanecendo no estado por um período maior. O estudo também destaca que os visitantes estão antecipando a compra de passagens e hospedagens.

O levantamento foi realizado com base na análise da procura de pacotes para os destinos maranhenses oferecidos pela Decolar, empresa de viagens líder na América Latina.

Segundo o levantamento, o tempo de permanência que era de três dias, passou para 4,1 dias, aumento de 37%, e houve mudança no comportamento dos viajantes com relação à antecipação de compra, que era de 29,7 dias. Este ano, a procura por pacote ocorre com 104,8 dias de antecedência, sendo que mais da metade é registrada entre 16 e 91 dias.

A Decolar também traçou um recorte específico do período em que a Campanha de Mídia Cooperada esteve no ar. De agosto a dezembro do ano passado, o balanço revelou a força do mercado nacional, responsável por 91,7% da demanda de visitantes ao Maranhão, via Decolar.

São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG) são as cidades que mais emitiram passageiros e hóspedes. O período de estadia foi de 3,1 dias. Além do Brasil, Argentina e os Estados Unidos aparecem entre os principais países de origem do turista internacional.

A secretária-adjunta de Marketing e Canais Digitais da Secom-MA, Roberta Gomes ressaltou a parceria entre as secretarias e busca por novas estratégias.

“É preciso ter em mente que o Turismo segue de mãos dadas à Comunicação e à Cultura, especialmente. Avançamos muito ao ampliar as ações de divulgação dos nossos destinos, não apenas com propagandas em veículos tradicionais, mas com ações de conteúdo e novas estratégias de conteúdo no digital, direcionadas, mensuráveis e de alta rentabilidade para o nosso estado”, afirmou Roberta Gomes.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o resultado apontou que as estratégias de divulgação dos atrativos maranhenses nas plataformas virtuais estão surtindo efeito.

“Com essa análise em mãos, é possível sabermos de onde os turistas estão vindo, com quanto tempo de antecedência, onde ficam, por quantos dias e quanto estão dispostos a gastar. Dessa forma, juntamos elementos para que nosso planejamento seja executado em tempo hábil, conciliando a oferta dos nossos produtos turísticos com a procura de mercado e as exigências dos viajantes. Certamente, a Campanha de Mídia Cooperada nos colocou numa grande vitrine online”, considerou a gestora.

“A Campanha de Mídia Cooperada foi importante para ressaltar a importância do estado para os nossos clientes. Esperamos que esse fluxo de viagens permaneça ao longo do ano e recomendamos que os clientes façam o cadastro no Minhas Viagens e ativem o alerta para acompanhar nossas novidades e campanhas promocionais”, disse Daniela Araujo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui