UemaSul abre processo para eleição de reitor, vice-reitor e diretores

0
459

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) abriu processo para eleições para reitor, vice-reitor, diretores de centro e diretores de curso nos dois campi da instituição. Feita pelo Conselho Universitário por meio das portarias 290/2017 e 291/2017, a chamada é para o próximo dia 2 de outubro para a composição da lista tríplice desses cargos.

Depois de criar a UemaSul, o governador Flávio Dino indicou, no início de 2017, a professora Elizabeth Nunes Fernandes (foto) como reitora pro tempore. À frente do cargo, Elizabeth tem a missão de implantar, consolidar e expandir a instituição, além de promover o processo eleitoral.

De acordo com a legislação, os candidatos para reitor mais votados serão encaminhados para indicação e posse do governador. O reitor eleito assume em 2018. Já os diretores de centro e diretores de curso serão empossados pelo reitor eleito.  “Este é mais um momento histórico para nossa instituição e é muito importante o engajamento dos professores, estudantes e técnico-administrativos para o exercício e fortalecimento da democracia universitária”, diz o vice-reitor da UemaSul, Expedito Barroso.

O processo eleitoral seguirá a legislação que rege as eleições de reitores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Coube às comissões eleitorais elaborar os regimentos que estabelecem os parâmetros e o cronograma dos pleitos.

“Um dos pilares principais de uma universidade deve ser a democracia. Através dela construiremos uma instituição forte e que irá cumprir a sua missão institucional de promover cidadania e desenvolvimento regional”, afirma Elizabeth.

Cronograma – O calendário das eleições inicia dia 1º de setembro com a abertura do período de inscrições das chapas para reitor e vice-reitor e das candidaturas para diretores de centro e de curso. As inscrições seguem abertas até o dia 6 setembro, quando serão submetidas a comissão eleitoral.

Dia 8 de setembro, após a divulgação das chapas e candidatos inscritos, começam oficialmente as campanhas que deverão ser encerradas 1º de outubro, dia que antecede a eleição.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação