Objetivo é acelerar atendimentos de alunos e servidores
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou seu primeiro chatbot institucional, a Mara. Pioneira entre as instituições de ensino superior no uso de inteligência artificial, a UFMA reforça seu compromisso com a criação de espaços que impulsionam a inovação, além de otimizar processos administrativos e acadêmicos para toda a comunidade acadêmica.
Por meio da Diretoria de Inteligência Artificial, a Mara foi desenvolvida para auxiliar no atendimento ao público interno e externo. De acordo com o diretor da diretoria de IA, Rodrigo Sávio, o chatbot foi criado para “automatizar partes dos processos administrativos para que os servidores possam ter mais tempo exercendo funções de estratégia”
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, salienta que os investimentos em tecnologia da informação, incluindo a criação do chatbot Mara, visam melhorar a eficiência administrativa e apoiar a adaptação de professores e alunos às novas tecnologias.
“Estamos fazendo grandes investimentos na tecnologia da informação, pois ela atende toda a Universidade. Criamos a diretoria de Inteligência Artificial, que tem por função criar ferramentas que vão auxiliar os nossos servidores, principalmente, na área administrativa. Com o chatbot Mara, vamos melhorar, tornar mais eficientes, mais céleres, as atividades dos nossos servidores. Mas também não esquecemos a parte acadêmica. Vamos criar algumas ferramentas de IA para atender aos nossos professores, os nossos discentes, que precisam também se adaptar a essa nova tecnologia”, garante o reitor.
Mara na UFMA – A Mara representa o primeiro passo no uso de inteligência artificial pela UFMA. O nome foi escolhido em homenagem ao Estado do Maranhão, onde a universidade está sediada. O chatbot será essencial para integrar tecnologia à instituição, começando pelo atendimento administrativo. Ele funcionará como um canal de comunicação, permitindo que os usuários obtenham respostas rápidas para suas dúvidas. A Mara já está disponível no portal oficial da UFMA, no canto inferior direito.
“A Mara vai servir tanto para o público interno como externo. Vai fazer parte desses processos de principais dúvidas do público, como ingresso via SiSu, concursos etc. A maioria dessas dúvidas são simples, mas acabam ocupando os servidores. Então a Mara veio para otimizar”, explica o diretor de IA da UFMA, Rodrigo Sávio.
O objetivo é que, com a otimização dos processos operacionais, os servidores da Universidade possam dedicar mais tempo a projetos de desenvolvimento para a UFMA, como pontua o superintendente de Tecnologia e Informação da UFMA (STI), Anilton Maia.
“A diretoria de IA foi uma grande inovação e grande visão estratégica do professor Fernando Carvalho, reitor da nossa Universidade, cuja diretriz é apoiar a comunidade universitária por meio de automação de processo. A diretoria tem feito um trabalho de mapear esses processos das áreas, principalmente, áreas administrativas, como foi o caso da pró-reitoria de Gestão de Pessoas, em que avaliou e mapeou todos os processos dessa pró-reitoria e construiu um ecossistema para atender a essas demandas, em que usamos algoritmos de linguagem natural, como uma PI conectada na nossa base do Google”.
O superintendente explica que a Mara realizará um trabalho 99% assertivo e eficaz de atendimento, tirando as principais dúvidas dos servidores.
“Com a Mara, o servidor poderá fazer todas as suas perguntas sobre progressões docentes, promoção, processo de capacitação, afastamento, entre outras. São diversas as formas que podem interagir com a Mara, ela estará ali auxiliando, e a pessoa não precisará ficar dependendo de outra ali no telefone ou esperando um e-mail para poder ter aquela informação precisa imediatamente. Essa é a nossa Mara”, enfatiza.
Em breve, o chatbot também assumirá a função de analisar processos, além de estar presente nas redes sociais da UFMA e em todos os sites das pró-reitorias e superintendências. “Estamos mapeando o processo de outras áreas, como infraestrutura, gestão, contratos, financeiro, a gente tem feito um mapeamento dentro da própria área de tecnologia para a gente implantar esse chatbot em nível institucional”, destaca o superintendente de Tecnologia e Informação, Anilton Maia.
A UFMA está investindo para que a inteligência artificial aprimore o trabalho administrativo e acadêmico da instituição, por meio de ferramentas que aperfeiçoem o ensino, a pesquisa, extensão e o funcionamento da Universidade.