UFMA apresenta boas práticas de transparência e gestão aos órgãos de controle

0
142

Em videoconferência, terça-feira (15), o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, apresentou uma série de ações com vistas a melhorar governança, atualizar a estrutura organizacional, implementar mais dados via Portal da Transparência, modernizar processos por meio de ferramentas digitais e constituição do Comitê de Integridade e Transparência. Participaram da reunião representantes da Superintendência da Controladoria Geral União no Maranhão (CGU-MA) e do Tribunal de Contas da União no Estado do Maranhão (TCU-MA).

Natalino Salgado diz que a política de modernização e transparência vai otimizar os serviços e tornar acessíveis as informações da instituição para a sociedade. “Otimizar nossa transparência e o trabalho dos servidores é fundamental dentro de nossa política de revigoração da Universidade para enfrentar desafios futuros e corrigir problemas históricos de nossa Instituição”, enfatizou. 

Também foram mostradas as ações planejadas pelo recém-implantado Escritório de Processos, institucionalizado por meio da Portaria GR 125/2020-MR e ligado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), na ocasião, representado pelo servidor Ricardo Ferreira.

O novo órgão é apoiado pela PPGT e pela gestão superior para proporcionar um modelo de gestão integrada dos processos de trabalho da Universidade, com inspiração em experiências bem-sucedidas implementadas no Hospital Universitário (HU-UFMA). 

A superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Lajes, também teceu elogios ao planejamento da instituição para a integridade e transparência nos processos.

“O Escritório de Processos é importantíssimo atualmente, pois, quando bem-utilizado, traz grandes benefícios para a instituição. Estou feliz em ver como a Universidade está avançando em seus processos de trabalho. Parabenizo à gestão pelo esforço e pela iniciativa”, destacou.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação