Unidade móvel do Senai leva cursos a operários em canteiros de obras

0
871

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai) está qualificando trabalhadores da indústria nos canteiros de obras de São Luís e interior do estado. Um exemplo é o condomínio de prédios Gran Village Brasil II, no bairro do Turu, obra da empresa Canopus Construções, onde a Unidade Móvel de Construção Civil está capacitando trabalhadores no curso de Pedreiro em Alvenaria, com carga horária de 160 horas.

O atendimento é fruto de um convênio entre a entidade do Sistema Fiema e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA). O encerramento da turma está previsto para o próximo dia 19 de julho.

A Unidade Móvel tem capacidade para atender até 20 alunos por turma, dentro da área da empresa. “O Senai possui toda uma estrutura voltada para a indústria da Construção Civil, que inclui esta Unidade Móvel para qualificação profissional, e estamos deixando à disposição das empresas do setor, para que nos demandem, através do Sinduscon-MA, para que possamos atendê-los”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antonio Moura da Silva, em visita recente ao canteiro de obras da Canopus Construções.

O diretor regional esteve acompanhado do vice-presidente da Fiema e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, e da gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Distrito Industrial, Nádia Escorteganha.

Alcance – O diretor da Canopus, Parmênio Júnior, reconheceu a importância do Senai para formação de profissionais para a indústria maranhense. “A empresa dará prioridade de contratação para profissionais qualificados pelo Senai”, disse Parmênio.

Ao todo, o Senai dispõe de oito Unidades Móveis que levam educação profissional às diversas empresas industriais do Maranhão, além de cidades distantes no Estado. Nas Unidades Móveis, são oferecidos cursos nas áreas de automação, construção civil, inclusão digital, panificação, refrigeração, soldagem e vestuário. Os cursos podem ser de Iniciação Profissional, Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento.

Em julho, as unidades em atendimento estão instaladas em São Luís, Pastos Bons, Grajaú, Godofredo Viana e Codó, atendendo empresas como a Alumar, Aurizona Mineração, Sebrae e Gera Maranhão. Para solicitar atendimento de cursos em Unidades Móveis, o contato deve ser realizado com o Departamento Regional do Senai, no bairro da Cohama, em São Luís, ou por meio dos telefones (98) 2109-1881 ou 2109-1859, ou ainda nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI localizados nas cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias e Imperatriz.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação