Universidade Estadual do Maranhão inaugura moderno campus na cidade de São Bento

0
250

Universidade é voltada para o desenvolvimento da Baixada 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) inaugurou nesta sexta-feira (06) o seu campus na cidade de São Bento, na Baixada Maranhense. Com um complexo de sete prédios, o campus está localizado na MA-014, s/n, no bairro Alegre, e vai garantir o ensino superior ao município e cidades adjacentes da região.

A unidade tem foco no desenvolvimento regional e vai oferecer cursos nas áreas de gestão ambiental, tecnologia de alimentos, fruticultura, computação e de serviços públicos.

A estrutura possui biblioteca com setor administrativo, auditório para 268 pessoas, 10 salas de aula, cinco salas administrativas, quatro laboratórios, alojamento para professores com seis apartamentos e sala administrativa, alojamento para estudantes com dois dormitórios coletivos e laboratório de alimentos com quatro salas de aula.

O auditório da instituição homenageia Sálvio Dino – advogado, político e pai do governador Flávio Dino; além de lançamento do curso de Direito e do Programa de Formação em Licenciatura para professores quilombolas.

Na entrega da obra, o governador Flávio Dino pontuou que o investimento na estrutura física da UEMA vai significar oportunidades para milhares de jovens de São Bento e municípios vizinhos.

“Um conjunto de obras que marcam a parceria com a gestão municipal. Investimos em todas as políticas públicas e tivemos um olhar especial esse ano para a educação, além de programas para a juventude e na área do meio ambiente. A síntese do que buscamos é a igualdade de oportunidades que, mediante a aproximação entre políticas públicas e população, as pessoas tenham chance de realizar seus sonhos” frisou.

O reitor Gustavo Costa anunciou a implantação do curso de Direito, que vai atender o município e região da Baixada Maranhense.

“Era uma demanda antiga do município e cidades vizinhas. Para estudantes que queiram seus estudos. Esses cursos disponibilizados pela UEMA servirão a todas as pessoas e sobretudo jovens, que querem dar continuidade a seus estudos. Com esse campus, materializamos os investimentos do Governo do Estado na UEMA e, com isso, criamos oportunidades para os jovens que querem chegar ao ensino superior”, pontuou Gustavo Costa.

O reitor anunciou que, para o próximo ano, o campus terá ainda os cursos de Letras, Pedagogia, Gastronomia, Física, Ciência Sociais, tanto na modalidade presencial, quanto à distância e, ainda, o programa de Formação de Docentes para as Comunidades Quilombolas que terá turma especial em São Bento. Os cursos representam a abertura de aproximadamente 480 novas vagas no ensino superior estadual.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, reforçou “o sonho de muitos anos, da população, realizado para o município e toda a região, que nunca foi olhada, mas o governador Flávio Dino teve a sensibilidade de concretizar esse sonho para nós”.

Farol do saber – O governador inaugurou ainda em São Bento, o Farol da Educação Dom Felipe Conduru Pacheco. No momento, Flávio Dino recebeu das mãos de Dilcineia Dutra uma das artes produzidas pelo filho, Josias Sodriel, de 14 anos. O jovem, que morreu afogado em 2014, foi vencedor do Prêmio de Artes para Livros de São Bento. Uma de suas artes publicadas foi pintada na entrada do Farol do Saber.

Também foram entregues seis kits esportivos e fardamentos do programa Jovem Trabalhador – Eixo Jovem Ambiental; assinou ordem de serviço para construção de dois poços do programa Maranhão Quilombola nos povoados Santo Antônio e Buritizal; e foi firmado, pelo Governo do Estado, acordo de Cooperação Técnica para implantação da plataforma Maratoninha Maker, que ensina robótica online e capacitação de professores da rede municipal.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação