Cinquenta personalidades foram homenageadas
Na noite de terça-feira ( 21), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão foi entregue a Comenda do Projeto 200 Anos da Imprensa no Maranhão a 50 personalidades da Comunicação do estado. A solenidade marcou o encerramento das comemorações da iniciativa, que produziu este ano vários produtos como uma WebStorie, Podcasts, uma LongForm e um Documentário.
A cerimônia contou com o lançamento dos livros “História da Imprensa no Maranhão (1821-1925)”, de autoria de Antônio Lopes, e “O Conciliador – Um capítulo da história da imprensa periódica no Maranhão”, organizado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e pelo professor Silvano Alves Bezerra da Silva.
O organizador do projeto 200 Anos de Imprensa no Maranhão e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio de Belos Matos, informou que, durante este ano, foram organizados e entregues diversos produtos audiovisuais sobre a história do bicentenário da imprensa no estado e que a Diretoria de Comunicação da UFMA foi responsável por esse marco histórico, que teve início no dia 15 de abril de 1821, data de circulação do primeiro exemplar de O Conciliador.
“A Imprensa Maranhense fez e faz com que a sociedade maranhense seja muito forte, e poder homenagear estas cinquenta personalidades da área da comunicação é contribuir com a história no Maranhão. A Universidade teve a sensibilidade de idealizar e pôr em prática esse projeto, junto com outras instituições parceiras. Estamos hoje comemorando esses 200 anos de Imprensa no estado com a entrega desta comenda”, destacou o vice-reitor.
O reitor Natalino Salgado comentou que, mesmo vivendo em tempos de pandemia, a Universidade se reinventa e busca formas de produzir ensino, pesquisa e extensão, diante de tantas limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19. Ele ressaltou que a instituição tem trabalhado para preservar a vida de seus alunos, funcionários, prestadores de serviços e a população em geral, fazendo ciência e formando gerações.
“Estamos construindo com a história da comunicação no estado com a finalização desse ciclo de atividades do projeto, e construir história também é resgatá-la, fizemos isso com a realização do Mérito Cultural, inédito na instituição, Palmas Universitárias, Honoris Causa e Professor Emérito e, agora, com a Comenda dos 200 Anos de Imprensa do Maranhão. O papel da comunicação é essencial em uma democracia, e homenagear estes profissionais é valorizar a história de seu povo”, pontuou.
Uma das homenageadas na categoria pesquisadores, a docente do Departamento de Comunicação Social (DCS) e pró-reitora de Extensão e Cultural da UFMA, Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade, conhecida como Zefinha Bentivi, utilizou em seu discurso as palavras de Nelson Werneck, parafraseando que a história da imprensa é a própria história do desenvolvimento da sociedade capitalista, pontuando que o que se verifica ao longo desse desenvolvimento é uma luta que aparece em organizações com pessoas das mais variadas condições sociais, ideológicas e políticas.
“Correspondendo a diferenças de interesses e aspirações, não somos uma só imprensa, assim como não somos um só jornalismo, e essa diversidade está muito representada quando se homenageiam diferentes categorias nessas intempéries dos 200 anos da Imprensa do Maranhão, são jornalistas de atuação, perfis de atuação e vieses ideológicos distintos, mas cada escolhido foi reconhecido como digno de representar este bicentenário”, discursou.
Sobre o projeto
O projeto 200 anos de Imprensa é desenvolvido pela união entre a Universidade Federal do Maranhão — por meio da Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) — com a Fundação Josué Montello, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Vale. A iniciativa visa resgatar e enaltecer os 200 anos da introdução da imprensa no Estado do Maranhão, de forma a proporcionar uma revisitação da memória, tanto do acontecimento em si quanto da trajetória da imprensa nesses dois últimos séculos.
Em abril de 1821, foi fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Atenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se “O Conciliador do Maranhão” e se tornou o marco inicial da atividade jornalística que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.
Para comemorar esse momento, a UFMA organizou uma série de eventos em 2021. As ações foram promovidas e efetivadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e pela Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), por meio da Diretoria de Comunicação da Universidade (DCom).
Confira a lista dos agraciados por categoria:
Votação Popular
- Douglas Pinto
- Douglas Pires Cunha
- Edvânia Kátia Sousa Silva
- Jailson Mendes
- José Tribuzi Pinheiro Gomes (Bandeira Tribuzzi) – in memoriam
- Luiz Carlos da Cunha
- Lukas Carvalho
- Marcos Saldanha
- Mário Linconl
- Paulo Melo Sousa
Pesquisadores
- Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi)
- Marcelo Cheche Galves
- Sebastião Barros Jorge
Empreendedores
- Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço)
- José Ribamar Bogéa – in memoriam
- José Sarney
- Moacyr Sposito Ribeiro
- Pedro Freire
- Sergio Antonio Nahuz Godinho
Produção Jornalística
- Célio Sérgio Serra Ferreira
- Dreyfus Nabor Azoubel – in memoriam
- Hipólito César Vieira Ferreira (César Hypolito)
Jornalista
- Alberico Carneiro
- Benedito Bogéa Buzar
- Bernardo Coelho de Almeida – in memoriam
- David Peres
- Djalma Silva Rodrigues
- Félix Alberto Gomes Lima
- Herbert Fontenele Filho – in memoriam
- José de Jesus Louzeiro – in memoriam
- José Raimundo Rodrigues
- José Raposo Gonçalves da Silva (Amaral Raposo)
- José Ribamar Gomes (Gojoba)
- Josilda Bogéa – in memoriam
- Manoel dos Santos Neto
- Marcelo Rodrigues
- Marcia Maria de Paiva Coimbra
- Nascimento Moraes Filho – in memoriam
- Neiva Moreira – in memoriam
- Othelino Nova Alves – in memoriam
- Pergentino Holanda Silva
- Raimundo Jurivê Pereira de Macedo – in memoriam
- Raimundo Nonato Borges
- Ribamar Correa
- Roberto Fernandes – in memoriam
- Sebastião de Almeida Negreiros
- Sidney Pereira
Outros Profissionais
- Francisco Melo Filho – in memoriam
- Chafi Braide Júnior
Homenagem Especial
- Curso de Comunicação UFMA – São Luís