Universidade Federal doa equipamentos e insumos à Santa Casa de Cururupu

0
166

Doação é feita por meio de programa do Ministério da Educação

Nesta segunda-feira (25), a Universidade Federal do Maranhão assinou convênio com o Hospital de Santa Casa de Misericórdia de Cururupu para doação de equipamentos e insumos à unidade hospitalar, viabilizada por meio de um programa do Ministério da Educação (MEC), que permite o repasse de recursos a todas as cidades para adquirirem equipamentos de proteção individuais (EPIs) para cursos de Medicina, onde não existem hospitais universitários.

A reunião contou com a presença do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, do diretor do hospital Alcides Tavares e do prefeito de Cururupu, Aldo Lopes. Na ocasião, foram concretizados dois atos: a doação de equipamentos que possibilitará a modernização e ampliação do serviço da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu e a celebração de uma nova unidade concedente para o campo de prática, que é o Santa Casa de Cururupu, o qual um polo de estágio para os estudantes da área da saúde da UFMA, câmpus de Pinheiro.

“Esse convênio visa atender uma demanda do nosso curso de Medicina, câmpus de Pinheiro e de outros cursos da área da saúde do câmpus da universidade, incluindo Enfermagem e Educação Física. Só os espaços que temos em Pinheiro, Santa Helena e São Bento são poucos como unidades de campo de prática para os alunos, por isso a demanda de estender para outros municípios, e Cururupu, pela proximidade que tem, e também por ter uma Casa de Misericórdia, que é filantrópica, com uma bela estrutura, fizemos o convênio, para que lá seja um campo de prática para os estudantes, estágio, internato, desenvolvimento de pesquisa, e o que for necessário”, destacou o reitor Natalino Salgado.

Além disso, o reitor frisou ainda que o convênio permite também que se ofereça à Santa Casa, assim como já foi feito com os hospitais de Pinheiro, a transferência de equipamentos do Hospital Universitário de São Luís, que já não são mais utilizados. “Os materiais são tombados, passam por um processo de avaliação pela Procuradoria, e como o sistema do SUS é integrado, é feita a cessão desses equipamentos. Esse tipo de ação permite que a UFMA esteja presente em mais cidades”, detalhou.

Entre os equipamentos que foram doados ao hospital Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, estão inclusos aparelho de fototerapia, berço aquecido, longarina quatro lugares, latão de lixo em inox, secadora 100 kg, secadora 50 kg, aparelho de raio x fixo, além de materiais para proteção contra à covid-19.

De acordo com o diretor do hospital, Alcides Tavares, a Santa Casa de Misericórdia possui uma estrutura física de cem leitos e atende uma boa parte da população local, por isso a necessidade da parceria com a UFMA.

“É uma honra muito grande para a Santa Casa, para Cururupu e toda a região. Esse convênio vem somar com a UFMA em um trabalho social muito grande na região, além de contribuir para a formação de profissionais nas áreas de Medicina, Enfermagem, Educação Física. Então, só temos a agradecer muito pela parceria que vai ajudar, com certeza, a nossa área”, declarou.

No mesmo sentido, o prefeito de Cururupu lembrou a importância da parceria firmada. “Quero agradecer ao reitor Natalino Salgado e também ao diretor da Santa Casa por levar, a Cururupu, o corpo acadêmico que utilizará o hospital para a realização de aulas práticas, no qual os acadêmicos da saúde, aprenderão no dia a dia a rotina de um hospital, e é claro, acompanhados dos seus professores. Isso significa que teremos mais profissionais no município, atendendo a população carente, pois sabemos da dificuldade de deslocação e também financeira”, pontuou o prefeito Aldo Lopes.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação