Vale entrega fábrica de gelo para Colônia de Pescadores do município de Tufilândia

0
607

A mineradora Vale entregou na última quarta-feira (19) uma fábrica de gelo à comunidade pesqueira do município de Tufilândia, um dos cortados no Maranhão pela Estrada de Ferro Carajás. A produção irá ajudar na conservação do pescado, diminuir os custos e viabilizar a venda em outras localidades, gerando renda e movimentando a economia local.

Esta é a primeira fábrica de gelo da cidade e foi construída em parceria com a Colônia de Pescadores Z96. Sua capacidade é uma produção de até 300 kg de gelo por dia.

“Esse investimento é estratégico porque sustenta uma atividade econômica importante para a cidade, que é a pesca. Antes, os pescadores levavam até duas horas para comprar gelo nos municípios mais próximos. Agora a fábrica faz com que o pescado dure mais e chegue além”, afirmou Cristina Freire, gerente de relacionamento com comunidades da Vale.

Para João Donato, um dos pescadores mais experientes da cidade, a fábrica inaugura uma nova fase para a classe. “É uma nova etapa para a nossa pesca. Muitos não terão que viajar para buscar o gelo como eu fiz porque agora ele está do lado”, afirmou Donato. Nos últimos 5 anos, mais de 166 mil famílias foram beneficiadas por investimentos da Vale em educação, saúde e geração de renda ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação