Vale inaugura sede de associação e casa de farinha em municípios maranhenses

0
1255

A Vale inaugurou dois importantes espaços de uso coletivo que vão promover a melhoria na qualidade de vida de moradores de Igarapé do Meio e Bacabeira, no Maranhão. Ambos os projetos foram apresentados a Vale pelos moradores e puderam ser concretizados graças aos recursos repassados pelo Projeto de Expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Em Igarapé do Meio, a Vale apoiou a reforma da sede da Associação dos Produtores Rurais do Povoado Cajazeira. A obra contemplou a ampliação do salão de reuniões, escritório, copa, banheiro, além da aquisição de alguns itens de mobília para esses espaços, como mesas, cadeiras e bebedouro. Agora, os produtores rurais poderão usufruir de um espaço adequado para reuniões e palestras, que contribuirá para o bem-estar, a qualidade no atendimento e a segurança de associados e moradores do município.

Enéias Ramos, presidente da associação, enfatizou a importância da parceria entre a Vale e a comunidade. “É com grande prazer que recebemos esse espaço. Faremos um bom uso dessa sede, que ajudará a unir ainda mais o nosso povo”, declarou o presidente.

Outra importante entrega aconteceu na comunidade José Pedro, em Bacabeira, onde a Vale financiou a reforma de uma casa de farinha. Graças a parceria da empresa com a União de Moradores do Povoado de José Pedro beneficiará, cerca de 100 famílias daquela localidade serão atendidas. A expectativa é que o novo espaço possa incrementar a renda familiar a partir do beneficiamento com qualidade da mandioca produzida pelos comunitários.  O projeto de reforma da casa de farinha incluiu a construção da estrutura do espaço, as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, bem como a aquisição de equipamentos para a produção da farinha.

Cristina Freire, gerente de gestão social e implantação de projetos da Vale, avalia que essas parcerias sempre trazem bons frutos. “Percebemos o entusiasmo com que a comunidade recebeu a nova casa de farinha e a sede da associação. Reconhecemos que tais investimentos são capazes de melhorar o dia a dia das pessoas nas comunidades e por isso o Projeto de Expansão avalia periodicamente os projetos entregues, selecionando aqueles que priorizam as necessidades locais de acordo com a política de investimento social da Vale”, explica a gerente.

Expansão da EFC – A expansão da Estrada de Ferro Carajás integra o Projeto S11D, maior projeto de minério de ferro da história da Vale. O S11D permitirá à empresa aumentar a sua competitividade no mercado internacional nos próximos anos.

Dentro da expansão logística, o S11D contempla, além da duplicação da EFC, a construção de um ramal ferroviário com 101 quilômetros de extensão no Pará e a ampliação do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A duplicação da ferrovia já alcançou 66% de avanço físico, totalizando 367 km entregues.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação