Vale inaugura Vagão Social no trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás

0
1585

Os usuários do Trem de Passageiros têm mais um diferencial ao viajar pela Estrada de Ferro Carajás (EFC). Entra em operação nesta quinta-feira (21), o Vagão Social, um carro adaptado que levará à população atendimentos de saúde, cidadania, oficinas, palestras, entretenimento e uma série de atividades aos diversos públicos que utilizam o transporte da Vale.

“Nos últimos anos o Trem de Passageiros tem sido palco de muitas ações, principalmente as que possuem foco em saúde. São parcerias da Vale e da sua Fundação para promover o bem estar das populações ao longo da EFC. A vantagem do Vagão Social é que agora contamos com um espaço versátil que pode ser adaptado para cada tipo de demanda. É possível realizar desde campanhas de vacinação, até palestras educativas e oficinas de arte”, explica o supervisor do Trem de Passageiros, Ítalo Carvalho.

Um dos projetos que acontece a bordo do trem é o Estação Saúde, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. É ele quem vai inaugurar o Vagão Social com mais uma edição que acontecerá amanhã, 21/9, e sexta-feira, 22/9, e vai parcorrer o trecho que compreende as cidades de São Luís e Açailândia. Ao todo, serão 18 profissionais que farão atendimento voltado para a saúde da mulher, criança e adolescente, além de saúde bucal e testagem de doenças sexualmente transmisssíveis, como a Aids.

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) transportou ano passado mais de 293 mil passageiros entre os estados do Maranhão e Pará. Em média, por dia, viajam 1.300 pessoas acomodadas em 13 carros climatizados, sendo 4 executivos e 9 econômicos. O trem parte às 8h da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados. Às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta, saindo às 6h da estação. Só não há viagem na quarta-feira, quando é feita a manutenção dos carros e locomotivas. Outras informações sobre viagens podem ser obtidas pelo Alô Ferrovia: 0800 285 7000.

O serviço de compra on-line de bilhetes de viagem está disponível no site do trem de passageiros da Vale, no endereço www.vale.com/tremdepassageirosefc. Ao acessar a página, o interessado deverá escolher a opção “compra online” no menu localizado no lado direito do site. A emissão de passagens on-line para a mesma data da viagem só poderá ser feita até três horas antes do horário do embarque. Para retirar a passagem, o voucher gerado na efetivação da compra on-line deve ser impresso e apresentado pelo comprador na bilheteria da estação de embarque.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação