Vale realiza Seminário sobre a Educação de Jovens e Adultos em São Luís

0
539
Timothy Ireland, da Unesco, é um dos palestrantes do seminário promovido pela Vale em São Luís

A Fundação Vale, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, promove nesta terça-feira (03), um evento para debater sobre como o desenvolvimento sustentável pode contribuir para a melhoria da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o tema “Educação de Jovens e Adultos – sociedades sustentáveis e responsabilidade global”, o seminário reunirá cerca de 130 gestores públicos de educação e professores da EJA no Centro Cultural Vale Maranhão, a partir das 18h30.

Durante o evento, a Fundação Vale fará o lançamento do seu Marco Conceitual da Educação de Jovens e Adultos. O Marco é fruto de um movimento de escuta das Secretarias de Educação, que atuaram recentemente em projetos de EJA em parceria com a Fundação Vale, e de instituições locais, com o objetivo de atender à necessidade de construir uma identidade para a EJA implementada e apoiada pela Fundação Vale. Neste contexto, a EJA trabalha na formação de pessoas em temas como Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Como parte da iniciativa, a Fundação Vale também vai lançar seu Marco Conceitual da Educação de Jovens e Adultos. O material foi construído com o objetivo de ser um orientador das ações que a Fundação desenvolve no âmbito da EJA, tendo em vista a parceria intersetorial e o fortalecimento das políticas públicas de Educação. O Marco Conceitual é fruto de um movimento de escuta das Secretarias de Educação, que atuaram recentemente em projetos de EJA em parceria com a Fundação Vale, e de instituições locais.

Desde 2013, a Fundação vem realizando diversas iniciativas que fomentaram uma rede de troca de informações e experiências nessa modalidade de ensino. Destaca-se o trabalho realizado nos municípios de São Luís e Açailândia, no Maranhão, e Canaã dos Carajás, no Pará, que contribuiu para a redução da evasão escolar e ampliação do número de matrículas nessa modalidade de ensino.

Confira a programação:

Seminário “Educação de Jovens e Adultos – sociedades sustentáveis e responsabilidade global”

  • Quando: Terça-feira, 3 de outubro, de 18h30 às 21h
  • Onde: Centro Cultural Vale Maranhão (Centro Histórico de São Luis, na Rua Direita com a Rua do Giz)
  • Mesa-redonda com Eliane Ribeiro (UNIRIO), Diógenes Pinheiro (UNIRIO), Timothy Ireland (UNESCO), Moacir Feitosa (Secretário de Educação de São Luís), Áurea Borges (Superintendente da EJA), Andreia Prestes (Fundação Vale)
Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação