Tempo seco aumenta necessidade de medidas contra a incidência de doenças respiratórias

0
99

Especialista destaca alguns cuidados a serem tomados 

Muito calor, com termômetros que marcam mais de 30oC, e o tempo seco são fatores que aumentam a incidência de problemas respiratórios, nessa época do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.

“Neste período, as vias respiratórias ficam ressecadas devido a queda da umidade, somado a poluição do ar. É comum que doenças como rinite, sinusite, pneumonia e asma se manifestem, assim como o sangramento no nariz. Os problemas de pele também são recorrentes devido a desidratação corporal que leva ao surgimento de dermatites e outras irritações na pele”, pontua a coordenadora do curso de Enfermagem da faculdade Anhanguera, Bruna Vasconcelos.

Segundo a professora, a preocupação é maior com crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.

A especialista explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada. “A atenção em idosos e crianças deve ser redobrada nessa época, pois fazem parte de um grupo mais suscetível à desidratação. Por isso, é necessário cautela com alimentos que são diuréticos como café e refrigerantes, pois favorecem a perda de líquido pelo corpo”, orienta.

A docente ainda destaca que é importante evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes limpos e arejados. Segundo a especialista, o uso de umidificadores de ar deve ser apenas por curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente.

Confira, a seguir, algumas dicas para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, em dias de temperaturas muito elevadas:

  • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
  • Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
  • Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
  • A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
  • Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz, em caso de ressecamento.

Sobre a Anhanguera  – Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton – A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui