Marcada para esta terça-feira (30), a posse de Carlos Decotelli no Ministério da Educação foi adiada e pode até não ocorrer. O presidente Jair Bolsonaro estaria irritado com as revelações de inconsistência no seu currículo e pode desistir de sua posse.
“O presidente já procura um novo nome para o ministério. Infelizmente, a avaliação é de que não há como seguir com Decotelli. Se mente no currículo, pode mentir em tudo. Confiança é algo crucial”, disse um ministro à coluna Radar da revista Veja.
De acordo com o colunista Robson Boni, um novo nome será escrutinado com mais cuidado pelo Planalto, que não chegou a fazer as sondagens mais criteriosas sobre o currículo de Decotelli. Segundo o ministro ouvido pelo Radar, Bolsonaro manterá o critério técnico na escolha.
Em sua página no Facebook, o presidente disse que Decotelli não pretende ser um problema. Eis o teor da nota:
Desde quando anunciei o nome do Professor Decotelli para o Ministério da Educação só recebi mensagens de trabalho e honradez.
Por inadequações curriculares o professor vem enfrentando todas as formas de deslegitimação para o Ministério.
O Sr. Decotelli não pretende ser um problema para a sua pasta (Governo), bem como, está ciente de seu equívoco.
Todos aqueles que conviveram com ele comprovam sua capacidade para construir uma Educação inclusiva e de oportunidades para todos.