Vice-governador Carlos Brandão discute cadeia produtiva voltada para a agroindústria

0
230

Maranhenses visitam maior feita agropecuária da América Latina

Dando continuidade à agenda no Rio Grande do Sul, iniciada na última quinta-feira (9), o vice-governador Carlos Brandão, ao lado do governador Eduardo Leite e da secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, prestigiou a abertura oficial da 44ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) e o desfile dos animais campeões nos julgamentos. A solenidade ocorreu na Pista Central do Parque Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Acompanhado dos secretários de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago; e da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; o vice-governador conheceu os pavilhões, entre eles o da agricultura familiar e dos animais, como equinos, bovinos, ovinos, caprinos e outros.

Vitrine para negócios e tecnologias – O evento é uma vitrine para os expositores que podem divulgar diferentes raças, fechar negócios futuros e difundir as tecnologias disponíveis aos interessados.

O governador Eduardo Leite fez um balanço da atuação de sua gestão voltada para o agronegócio, que em 2021 teve safra recorde de soja no verão e considerou a Expointer como uma forma de retomada positiva da economia gaúcha.

“O agronegócio ousou fazer essa Expointer de retomada impulsionado por uma safra recorde, pelas oportunidades incríveis de mercado abertas pelo novo status sanitário do Rio Grande do Sul, como zona livre de aftosa sem vacinação. Certamente a Expointer de 2021 é uma feira de colheitas. Colhemos aqui também os frutos de uma aposta que se mostrou certeira”, considerou Eduardo Leite.
Responsável pela pasta da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a secretária Silvana Covatti destacou a oportunidade de poder contribuir com o governo gaúcho.

“Quero agradecer por acreditarem em mim como mulher, primeira mulher a conduzir os trabalhos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Estão aqui empreendimentos conduzidos por mulheres, por homens, por jovens, enchendo este espaço das riquezas produzidas lá no campo”, disse Silvana.
Governo maranhense

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, ressaltou a importância de o governo do Maranhão participar do evento como uma oportunidade para ter acesso ao que há de mais inovador em tecnologia.

“Essas experiências, nós estamos levando para o Maranhão, com certeza vai agregar valor aos nossos produtos. O Rio Grande do Sul, que já nos exporta produtores, agora também nos exporta conhecimento, essa transferência de tecnologia e essa troca de experiência importante entre os dois estados”, acredita.
Também presente na comitiva maranhense, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, reforçou sobre a importância de participar de um evento como a Expointer.

“Conhecendo as experiências positivas daqui, conhecendo os novos equipamentos, novas tecnologias que poderão incorporar ao homem e à mulher do campo, agricultor familiar, agricultora familiar do Maranhão, permitindo que, com mais tecnologia, aumente sua produtividade”, disse Lago.

Quem reiterou o posicionamento dos secretários foi o próprio Carlos Brandão. Para o vice-governador, tem sido fundamental conhecer novas tecnologias, conversar com empresários do segmento agropecuário e entender sobre a atuação na área financeira do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que facilita o fortalecimento de parcerias entre empresários e produtores rurais.

“O Maranhão é um estado que exporta muitas commodities, como milho e soja, e a gente precisa industrializar esses produtos para poder transformá-los em ração, em óleo de soja, enfim, agregar renda e incentivar a produção de porcos, frangos e peixes. Conversamos bastante com a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, e com a presidente do Banco de Desenvolvimento dessa região. A experiência que eles têm, desse banco na área financeira, é muito promissora, e nós vamos levar essa experiência”, comentou Brandão.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui