Morre em São Luís, vítima de covid-19, o presidente da Conab, Samuel Melo Júnior

0
1107

Ex-Professor da Uema e presidente do Conselho Administração 

AQUILES EMIR

de complicações pela covid-19, faleceu na manhã desta terça-feira (02), em São Luís, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Samuel de Miranda Melo Júnior. Ele era também ex-presidente do  Conselho regional de Administração (CRA) e membro do Conselho Federal de Administração (CFA), além de professor licenciado da Universidade Estadual do Maranhã(Uema).

Samuel estava com Covid e encontrava-se internado em São Luís, desde início de janeiro deste ano, em decorrência de complicações causadas pela doença. Nas últimas eleições do Sistema CFA/CRAs, ele foi eleito conselheiro federal pelo estado do Maranhão, contudo, por conta da sua saúde, ele ainda não havia tomado posse.

O administrador foi conselheiro regional efetivo de 2005 a 2008 e, depois, de 2017 a 2020. O seu último cargo no Sistema foi o de presidente do CRA-MA, posto que exerceu no biênio 2019-2020. Na sua gestão, ele realizou muitas ações e uma das mais significativas foi, sem dúvida, a inauguração, em 2019, da nova sede do regional que era, há muito tempo, uma solicitação antiga dos profissionais de Administração daquele estado.

Muito ligado à área acadêmica, era doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) desde 2003, com especialização em Gestão Pública, pela Fundação João Pinheiro, e em Educação, pela Uema. Na Organização Latinoamericana de Administração (OLA), Samuel era coordenador da Comissão Tecnologia Observatórios.

Samuel tinha 52 anos e deixa cinco filhos: Samuel, Pedro, Matheus, Davi e Alice. Deixa viúva,  Alinne Andrade, mãe de Davi e Alice.

Samuel ao lado da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, no dia da posse na Conab

Conab – Samuel Melo Júnior foi empossado, em dezembro passado, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). Ele foi indicado para o cargo pelo diretório estadual do Republicanos, partido que integra a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro na Câmara Federal.

A Conab, em nota, lamentou a morte do seu presidente:

A Diretoria-Executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comunica o falecimento, nesta terça-feira (02), do diretor-presidente da empresa, José Samuel de Miranda Melo Júnior, ocorrido em São Luís (MA). Samuel Melo Júnior estava internado desde o início de janeiro para tratamento de COVID-19.

Neste momento de pesar, a Diretoria-Executiva, em nome de todo o quadro funcional da Conab, lamenta a perda de seu diretor-presidente e presta solidariedade à família enlutada.

O Ministério da Agricultura e Abastecimento (Conab) também manifestou pesar pelo falecimento do presidente da estatal. Leia aqui.

(Com informações da Conab e CFA)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação