VLI e Valec assinam contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão

0
145

Acordo prevê administração do ativo pela VLI por 15 anos

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos; e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. assinaram o contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco, na região tocantina maranhense. O ativo estará sob administração da VLI pelos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco. A empresa vai investir, entre obrigações contratuais, adequação e capacitação do terminal, mais de R$ 20 milhões durante o período.

As obras no terminal terão início a partir do próximo mês e a previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2022. As obras para ativação do complexo devem gerar mais de 100 empregos no estado.

O ativo conta com estruturas de armazenagem e transbordo de grãos e a previsão é de elevar a movimentação de cargas na região, que a empresa já recebe de outros terminais, em mais de 30%. O terminal reforça, ainda, a presença da VLI no Corredor Centro-Norte, dentro do conceito de logística integrada da empresa.

Para integrar os modais, conectando a malha ferroviária aos principais portos do Norte, a VLI implementou uma solução logística que já conta com os Terminais Integradores de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além de escoamento via Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Por meio do modal ferroviário, cargas de milho, soja e farelo de soja saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, e seguem até Porto do Itaqui.

Sobre a Valec – A Valec é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e atua como o braço ferroviário do Governo Federal. Com a missão de contribuir para aprimorar a logística no Brasil de forma sustentável, competente e integrada, tem nos terminais intermodais localizados ao longo das ferrovias que constrói (Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste) ativos estratégicos para o fomento da infraestrutura nacional.

Nos últimos anos, a Valec estruturou sua área de negócios com foco em uma maior sinergia com o setor privado, visando à formatação de parcerias e concessões que resultem na redução do custo logístico e, consequentemente, no desenvolvimento das regiões contempladas pelas ferrovias.

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação