Fenômenos ocorreram no Brasil também no período eleitoral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu esta quinta-feira (07), a 63.ª edição da Cimeira de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul), no Rio de Janeiro (RJ), e dirigiu palavras de agradecimento ao presidente da Argentina, Alberto Fernández. Embora os fenômenos tenham ocorrido também no Brasil, Lula observou que o argentino merecia melhor sorte por ter enfrentado uma pandemia e uma seca.
“Você teve que enfrentar uma pandemia e uma seca, você merecia mais sorte. Jamais esquecerei o gesto de que você me visitou em 2018. Jamais esquecerei. Esse colega que me precedeu como presidente do Mercosul e que trabalhou ativamente para fortalecer A Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) merecem todo o nosso reconhecimento ”, resumiu Lula parte de seu discurso em sua conta na rede social X (antigo Twitter).
“Querido Alberto, sabes o quanto te agradeço, por teres sempre tido razão e orgulho em enfrentar os momentos de turbulência regional e internacional que te afetaram durante a tua presidência”, acrescentou.
“Você teve que enfrentar uma pandemia e uma seca; você merecia mais sorte na menstruação. E a nossa amizade continua, não é uma amizade obrigatória”, finalizou.
Em seguida, Fernández agradeceu a Lula pelas palavras de apoio e destacou sua “valiosa solidariedade” com a Argentina .
“Suas palavras sinceras reafirmam o que sempre penso, camarada @LulaOficial. Como presidente da Argentina, sua valiosa solidariedade com nossa pátria”, escreveu Fernández em sua conta na mesma rede social.
“Pessoalmente, a convicção de que esta amizade infinita continuará a unir-nos para trabalhar pelo nosso povo”, concluiu o presidente.
Por sua vez, Fernández publicou na sua conta na rede social um vídeo da saudação entre os dois quando se encontraram no centro das deliberações.
“Conhecer meu querido @LulaOficial é sempre motivo de alegria. Hoje, no Rio de Janeiro, Brasil, participaremos da LXIII Cúpula do Mercosul”, publicou.
O evento de recepção foi no Museu do Amanhã, na zona portuária. Lula cumprimentou os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou; do Chile, Santiago Peña; e da Argentina.
(Com informações da Agência Télam, da Argentina)