Volta o feriado de Corpus Christi, mas comércio vai abrir no próximo dia 30

28

CONVERSA FRANCA

Comércio vai abrir Dia de Corpus Christi

Apesar de o Tribunal de Justiça reconhecer a constitucionalidade da Lei aprovada pela Assembleia Legislativa para adoção, em nível estadual, do feriado de Corpus Christi, a Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA) orienta que o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, em São Luís e nos demais municípios da Ilha (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), no próximo dia 30, deve seguir as regras estabelecidas nas respectivas Convenções Coletivas para o trabalho em feriados firmadas entre esta entidade e os sindicatos laborais, ou seja, as empresas têm liberdade para funcionar, das 08h às 18h (estabelecimentos de rua) e das 10h às 22h (lojas de shopping centers), mediante cumprimento de algumas obrigações, como pagamento de hora extra dobrada, gratificação ao final do expediente e recolhimento de taxa ao sindicato.

Corpus Christi era um feriado municipal que foi extinto em São Luís, mas que foi transformado em dia de guarda no estado, apesar de a lei federal estabelecer que cada unidade da Federação tenha apenas um feriado, e o Maranhão já tinha o 28 de julho, Dia da Adesão do Maranhão à Independência, mas o STF modificou a lei e deu autonomia aos estados para criarem seus feriados.

ENQUETE

Maranhão Hoje quer saber a sua opinião: Eduardo Braide merece um segundo mandato. A pergunta foi lançada no X (ex Twitter). Clique aqui.

Premiação de talentos

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) está com inscrições abertas para o Prêmio IEL de Talentos, que tem como objetivo reconhecer a relevância do estágio na educação para o mercado de trabalho e estimular a qualificação dos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o país.

Este ano, o IEL-MA premiará instituições de ensino na categoria Educação Inovadora, empresas na categoria Estágio, e estagiários. E pela primeira vez, também premiará empresas e jovens na categoria Aprendizagem.

Taxistas com vagas garantidas

Cidade ainda guarda generosos espaços para estacionamento exclusivo aos taxistas, apesar de, pelo aplicativo, chamá-lo até o ponto de partida.

PENSANDO BEM…

No programa Roda Viva desta segunda-feira (19) ficou evidente que alguns jornalistas querem responsabilizar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pela crise das enchentes, porque era previsível. Imagina, então, a culpa de governos estaduais e federal pelas secas no Nordeste, pois nada é mais previsível do que estiagem na região.

Competições do Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) já deu início ao processo de seleção dos representantes nas Competições Senac de Educação Profissional nas categorias Cozinha e Serviços de Restaurante previstas para 2025.

A antecipação do processo seletivo visa a ampliar a etapa preparatória dos candidatos por lugares no podium nacional, de onde sai o competidor para evento o Torneio Internacional de Educação Profissional, promovido pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO)

O Secretário de Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula em visita ao Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em São Luís, onde foi recepcionado por Tamires Correia, e demais membros da equipe da unidade

Parceria com o Setres

A Secretaria de Estado do Trabalho e de Economia Solidária está firmando parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com vistas à qualificação profissional do Sine/MA.

O secretário Luiz Henrique Lula e a gerente do CEP São Luís, Tamires Correia, trataram da importância da educação profissional continuada como diferencial estratégico do candidato ao preenchimento das vagas oportunizadas pelo mercado de trabalho.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se eventos festivos dão tanto retorno quanto propaga o governo, não seria melhor investir em shows do que em atração de empresas?

Loja da Evino

A Evino, uma dos maiores marcas do e-commerces de vinhos da América Latina, deu mais um passo para sua expansão nacional com inauguração da primeira loja no Nordeste, em São Luís.

A franquia é um empreendimento do Grupo Bonanza, que já possui duas lojas da marca Grand Cru no estado. 

A loja leva a experiência do Mundo de Descobertas em torno do vinho, com rótulos de mais de dez países, vitrine digital e roda de aromas para brincar com o olfato, complementadas com a identidade visual da Evino, tecnológica, moderna e alegre.

Expansão do 5G

A TIM ativou este mês a rede 5G em Imperatriz, no Maranhão, onde, na capital, está presente em 41 bairros.

“A TIM está comprometida em levar o melhor da tecnologia para todas as regiões do Brasil, e a ativação da rede 5G em Imperatriz é mais um passo em direção a essa missão. Estamos entusiasmados com o impacto positivo do 5G. A conexão muito mais rápida e segura estimula o desenvolvimento de novos serviços, além de trazer uma melhor experiência de navegação para a população”, diz a diretora de Vendas no Centro-Norte, Graciela Berlezi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui