Empresários debatem transparência no setor de combustíveis

0
775

AQUILES EMIR

Visando a abrir uma ampla discussão sobre o comércio de combustíveis, que vai da prática de preços à qualidade dos produtos, passando pela legalidade dos empreendimentos que atuam no setor, o Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis) realiza nesta sexta-feira (30), em São Luís, o I Workshop de Combustíveis do Maranhão, no Rio Poty Hotel, das 09h às 17h, com debates também sobre as  Perspectivas Econômicas para o Brasil no próximo Governo, tema que será abordado pelo economista Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda.

Segundo o presidente do sindicato e coordenador do evento, Leopoldo Santos Neto, as empresas do ramo de combustíveis, principalmente as do varejo, que são os postos, passam por um momento delicado devido à incompreensão de boa parte da população sobre questões que dizem respeito, principalmente, à composição dos preços. Isto foi acentuado pela política de reajustes da Petrobras, já que nem sempre os descontos ou aumentos se refletem nas bombas devido à complexidade da cadeia, e isto poderá ser melhor compreendido por quem for assistir às palestras, daí porque será aberto a qualquer interessado.

Leopoldo destaca que para dar mais segurança aos empresários e consumidores, algumas entidades, como Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Federação dos Distribuidores de Combustíveis (Fecombustíveis), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras, criaram o programa Combustível Legal. Segundo ele, não é apenas a questão de preço que afeta o setor, mas a legalidade de quem atua neste ramo, o que deixa de ser objeto de fiscalização por parte dos órgãos públicos, já que o recolhimento dos impostos é na fonte, portanto algumas autoridades não atentam para essas questões.

No encontro, ele pretende criar uma espécie de pacto com Programa de Defesa do Consumidor (Procon), Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério Público e Instituto de Metrologia (Inmetro) para que juntos possam contribuir para a moralização do setor.

Programação – Também fazem parte da programação as palestras, a partir das 14h, com o advogado Klaiston Soares de Miranda Ferreira, sobre A Reforma Trabalhista. O palestrante é especializado em direito sindical internacional, coordenador do jurídico trabalhista do Minaspetro e da Fecombustíveis e defensor público do Estado de Minas Gerais, e “Liderança em Postos de Serviços com Foco em Vendas”, com Marcelo Borja, graduado em Ciência da Informação e pós-graduado em Gestão de Pessoas e que atua com facilitador atuando no setor de combustíveis há mais de 20 anos.

O encerramento será feito por Mailson da Nóbrega, que fará uma análise da conjuntura econômica do país e fará um prognóstico sobre o que pode ocorrer a partir de 2019, com a instalação de um novo governo, que sinaliza para uma política mais liberal. Mailson foi ministro da Fazenda no governo do ex-presidente José Sarney.

Para Leopoldo Santos, este é o momento de reunir o setor de revenda de combustíveis do maranhão para debater assuntos relevantes para a classe. “Com este evento queremos aproximar a categoria para levar conhecimento, criar networking com os parceiros e ouvir os anseios e dificuldades da revenda”, ressaltou Leopoldo.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação