Consórcio Upaon Açu e Viação Primor colocam 17 novos ônibus no Sistema de Transporte

0
259

O Sistema de Transporte Público de São Luís ganhou mais 17 ônibus, sendo 15 veículos da Viação Primor, para atender às regiões da Cohama, Vicente Fialho, Turu e Ipase, e dois da Concessionária Upaon Açu, para atender a área da Cidade Operária.

“Os novos veículos implantados ao sistema agregaram, sem dúvida, muito mais qualidade ao transporte e tranquilidade ao usuário”, afirmou Israel Pethros, secretário municipal de Trânsito e Transporte, acrescentando que, com a renovação da frota, estão sendo retirados de circulação todos os veículos com mais de 10 anos de atividade, para manter uma frota circulante com uma média de idade entre 4 a 5 anos.

Pethros destacou que desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, já foram inseridos 619 ônibus novos ao sistema público de transporte da capital, sendo 256 com ar-condicionado, o que corresponde a cerca de 30% da frota circulante.

O sistema também conta com dois micro-ônibus com ar condicionado, que fazem a linha Bom Milagre/Centro, e 20 veículos articulados, que possuem uma capacidade maior de transporte de passageiros e atendem principalmente as linhas consideradas de maior demanda. Os modelos articulados têm capacidade para transportar cerca de 200 passageiros por viagem.

A solenidade de entrega, na Praça Maria Aragão, contou com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que destacou: “Hoje podemos dizer, seguramente, que São Luís tem um sistema de transporte público muito melhor, atendendo ao usuário com mais qualidade, respeito à população que faz uso do serviço. Modernizamos todo o sistema a partir da realização da licitação pública, um dos grandes atos de nossa gestão para corrigir décadas de atraso no sistema e que nos permitiu reestruturar o setor não apenas renovando a frota, mas executando diversas outras medidas para modernização do sistema de transporte como um todo, utilizando novas ferramentas de gestão e controle operacional, sempre visando ao bem-estar da população que passou a contar com um transporte renovado, muito mais ágil e moderno”.

O prefeito frisou ainda as melhorias implementadas no sistema de transporte público da capital como um dos grandes legados no rol das medidas estruturantes adotadas por sua gestão para alavancar setores que por décadas foram relegados ao abandono, como era o caso do transporte público.

Com a inclusão dos novos ônibus, que também contam com elevadores de acessibilidade, a renovação dos veículos do sistema público de transporte da capital já é de cerca de 75% da frota operante. A melhoria no setor também conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Mais de 30% da frota, hoje, tem ar-condicionado.

 

 

 

Melhoria – Conforto, menor tempo de espera e a qualidade dos novos veículos inseridos ao sistema de transporte são os aspectos mais apontados pela população quando analisam o serviço, atualmente. A funcionária pública Josineia Silva Barbosa, 50 anos, que faz uso diariamente de coletivos para se dirigir ao trabalho, relata que é nítida a mudança no atendimento à população.

“O transporte público deu um salto realmente significativo. Não tem como não notar a diferença de anos atrás para agora. Eu pego ônibus todos os dias e percebo que muita coisa mudou, a começar pelos próprios ônibus que hoje são muito mais novos e confortáveis, além de dispor de ar-condicionado”, observou ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui